Adagri promove curso de Certificação Fitossanitária de Origem

28 de maio de 2018 - 09:31 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) promoveu durante o período de 21 a 24 de maio de 2018 o curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para a Certificação Fitossanitária de Origem (CFO), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). O curso é regularmente promovido pela Diretoria de Sanidade Vegetal (Disav),após autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para engenheiros agrônomos e florestais objetivando capacitá-los para emissão do CFO e CFOC e documentos de certificação fitossanitária.

A coordenação do curso esteve sob a responsabilidade das gerentes Neiliane Santiago Sombra Borges (gerente de Gestão de Risco) e Maria Lima Cavalcanti Colares (gerente de Avaliação de Risco), além do suporte técnico e operacional dos fiscais agropecuários Dagoberto Saunders de Oliveira, Maria Andréa Borges Cavalcante, Márcia Rocha Torres, Francisco Gleyber Cartaxo e Fábio Costa Farias.

Os temas abordados foram: Certificação Fitossanitária, Aspectos Legais da produção e do Comércio de Sementes e Mudas, Anotação de Responsabilidade Técnica e Atuação Profissional, Aspectos Legais do uso de Agrotóxicos, Novas Ameaças Fitossanitárias para a Fruticultura, Moscas das Frutas, Cochonilha do Carmim, Sigatoka Negra, Moko da Bananeira, Cancro Bacteriano da Videira, Pragas dos Citros (Cancro Cítrico, Pinta Preta, Greening e Ácaro Hindu dos citros), Cancro Europeu das pomáceas, Broca Conígera e Certificação Fitossanitária via Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro).

O curso teve a participação dos palestrantes Dr. Paulo Parizi, Dra. Andréia de Oliveira Gerk, Dr. Wlauber Barbosa Cavalcante, Dr. Rui Sales Júnior, Dra. Carmem Dolores Gonzaga Santos, Dr. Patrik Luiz Pastori, Dr. Cristiano Souza Lima e Dra. Rosenya Michely Cintra Filgueiras, além do corpo técnico da Adagri, os fiscais estaduais agropecuários Renata Damasceno Moura, Dagoberto Saunders de Oliveira, Manoel Enéas Carvalho Gonçalves, Fabrício Ferreira Lima, Francisco Gleyber Cartaxo e Fábio Costa Farias, que contribuíram com apresentação sobre o trabalho de certificação, legislações específicas do CFO e CFOC, cadastro de UPs e ações desenvolvidas no campo pela Adagri, como órgão de defesa vegetal.

Na ocasião foram discutidos os aspectos correlacionados com as normas sobre Certificação Fitossanitária de Origem e Consolidado, trânsito de plantas, partes de vegetais e produtos de origem vegetal com potencial para disseminar pragas quarentenárias, pragas não quarentenárias regulamentadas ou pragas específicas para atender às exigências de Certificação Fitossanitária, além da classificação taxonômica de pragas, monitoramento, tipos de armadilhas, levantamento e mapeamento de pragas em condições de campo; identificação, coleta, acondicionamento e transporte da amostra, bioecologia, sintomas, sinais, plantas hospedeiras, ações de prevenção e métodos de controle.

Após aprovação no curso, os profissionais serão habilitados como Responsáveis Técnicos – RTs e receberão uma credencial para emissão do CFO e CFOC, para as pragas abordadas durante o treinamento.

Segundo o diretor de Sanidade Vegetal, Tito Carneiro, a inovação deste curso, além das orientações fiscais relativas às normas específicas das pragas, foi a inclusão de fiscais agrônomos da Adagri no Cadastro Nacional de Especialistas para ministrarem cursos de CFO.