Adagri participa de evento em Mato Grosso

18 de maio de 2018 - 09:49 # # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) enviou o fiscal agropecuário Fábio Costa Farias para participar de reunião técnica sobre Amaranthus palmeri, erva daninha conhecida popularmente como bredo ou caruru. A reunião aconteceu nos dias 7 e 11 de maio, com exposição técnica e visita de campo, nas cidades de Cuiabá e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.

O evento, que reuniu fiscais e auditores agropecuários do Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Roraima e Tocantins, também tratou sobre o Sistema de Controle do Trânsito Interestadual de Plantas e de Produtos Vegetais – CEFiTI.

Erva daninha conhecida popularmente como bredo ou caruru

A erva daninha Amaranthus palmeri S. Watson, da família das Amaranthaceae, foi encontrada no Brasil pela primeira vez em 2015 (Circular Técnica nº 19/2015), em Mato Grosso, ocorrendo normalmente em áreas cultivadas com soja ou algodão. Suspeita-se que a praga tenha entrado no país através de sementes em compartimentos de máquinas agrícolas adquiridas nos Estados Unidos ou Argentina.

Por apresentar rápido crescimento e ser resistente a herbicidas à base de glyphosate e inibidores da ALS, A. palmeri foi considerada praga do ano nos Estados Unidos em 2014. Oficialmente seu controle no Brasil se iniciou com a publicação da Instrução Normativa Indea-MT nº 086/2015 que dispõe sobre a erradicação de A. palmeri, no estado de Mato Grosso.

A participação da Adagri no evento teve como objetivo aprimorar processos de detecção, medidas preventivas, ações de contingenciamento e erradicação, no caso de possível introdução da praga no Ceará.