Governo do Ceará fará concurso para preenchimento de 120 vagas para a Adagri

19 de março de 2024 - 16:53 #

 

Mais investimento para a agropecuária do Ceará. Nesta terça-feira (19), Dia de São José, o governador Elmano de Freitas, durante evento de investimentos para o desenvolvimento agrário do Ceará, no município de Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, anunciou concurso para o preenchimento de 120 vagas na Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).

“Vamos fazer neste ano o concurso para a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Teremos vagas para 20 agrônomos, 50 veterinários e 50 técnicos. Assim, daqui a algum tempo, o cearense não precise mais gastar dinheiro com vacina, pois seremos uma área livre de doenças”, destacou o governador Elmano de Freitas.

A Adagri é responsável por fiscalizar as atividades agropecuárias no Estado, bem como analisar risco que possam afetar o agronegócio. “A gente não tem febre aftosa, mas se entra um gado no Ceará com outra doença, pode passar para o rebanho. Então, precisamos ter uma Adagri forte para que nenhum animal com doença entre no Estado do Ceará”, ressaltou.

O Ceará é um dos estados nordestinos considerados livres de aftosa com vacinação. Recentemente, no mês de fevereiro deste ano, a segunda etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2023 bateu recorde em bovinos e búfalos, bem como no número de propriedades com animais vacinados: foram imunizados 94,97% dos animais e o número de propriedades chegou a 92,11%. O maior índice de vacinação do rebanho tinha sido em 2015 e o de propriedades tinha sido em 2023, com 93,79%. Os dados mostram que foram imunizados 980.977 animais com até 24 meses de idade.