O QUE É O SIE?

 

O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) através da Gerência de Inspeção e Fiscalização Animal (GEIFA) e Diretoria de Inspeção e Fiscalização Sanitária (DIFIS),é um sistema de controle e fiscalização que coordena ações, tais como: garantir a segurança dos alimentos ao consumidor através da inspeção ante e post mortem dos animais, aplicar medidas de controle de todo o processo produtivo dos alimentos de origem animal através dos programas de autocontrole e também atua prevenindo a ocorrência de zoonoses e outras doenças veiculadas pelos alimentos, contribuindo para a vigilância de doenças relacionadas à sanidade dos animais.

 

QUAIS AS AÇÕES DO SIE?

 

As ações dos fiscais do SIE compreendem, principalmente: 1) realização e aprovação de projetos de fluxo de produção das agroindústrias; 2) realização de análises de processos de fabricação e de rotulagem de produtos; 3) acompanhamento e fiscalização das atividades de rotina das indústrias; 4) realização de coleta de produtos de origem animal para análises laboratoriais; 5) combate a fraudes; 6) combate a clandestinidade; 7) Promover o agronegócio de produtos de origem animal no Estado do Ceará.

 

O selo SIE permite a comercialização em todo o território cearense. Cabe destacar que o Serviço de Inspeção Estadual da ADAGRI aderiu desde Março de 2020, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Essa condição permite que estabelecimentos com selo SIE possam comercializar seus produtos em todas as Unidades da Federação, desde que sejam cumpridas as exigências de adesão a este sistema (SISBI) pelas agroindústrias registradas. Na aba do SIE, será possível obter informações sobre as legislações, os estabelecimentos e produtos registrados pelo SIE, além de ter acesso ao link para registro de estabelecimentos.

 

QUE TIPOS DE ESTABELECIMENTOS SÃO FISCALIZADOS PELO SIE?

 

– Abatedouros frigoríficos de bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos, aves;- Estabelecimentos que processam produtos cárneos e derivados;- Estabelecimentos que recebem e processam leite e derivados lácteos;- Estabelecimentos que recebem e processam ovos;- Estabelecimentos que processam pescados e derivados;- Estabelecimentos que processam produtos derivados das abelhas.

 

COMO VERIFICAR SE UM PRODUTO DE ORIGEM ANIMAL É REGISTRADO NO SIE?

 

O consumidor deve verificar, na hora da compra, se o produto de origem animal possui o Selo de Inspeção: SIM, SIE ou SIF.
O produto inspecionado, apresenta um selo de inspeção no rótulo, isso significa que encontra-se dentro dos padrões técnicos estabelecidos pela legislação.
Pode também clicar em estabelecimentos registrados e verificar a empresa e os produtos registrados nesse Serviço de Inspeção Estadual.

 

 

Clique aqui para visualizar o novo Fluxograma de Certificação de Regularidade de Estabelecimentos de POA no SIE

 

Clique aqui para visualizar a nova campanha do SIE

 

Clique aqui para visualizar o Manual de Acesso ao SIE – SIDA

 

Clique aqui para visualizar o Manual de Ampliação, Reforma e Construção nos Estabelecimentos Registrados

 

Clique aqui para visualizar o Manual de Registro de Estabelecimentos de POA no SIE

 

Clique aqui para visualizar o Manual para Renovação de Registro de Estabelecimentos

 

Clique aqui para visualizar o Manual para Transferência de Estabelecimentos Registrados