Adagri realiza palestra sobre Guia de Trânsito Interno Vegetal em Baturité

19 de outubro de 2020 - 16:55 # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), através do Núcleo Local de Baturité, realizou na quinta-feira (15) em Baturité, no Maciço de Baturité, a palestra sobre a Guia de Trânsito Interno Vegetal (GTIV) e a Instrução Normativa da Adagri Nº01 de 29/07/2020.

Durante a palestra foram discutidas as principais diretrizes contidas na Instrução Normativa, que dispõe sobre o trânsito interno de vegetais e partes de vegetais no Ceará. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle do Trânsito de Vegetais, Dimas Oliveira, a implantação da GTIV “aprimorará a rastreabilidade da produção agrícola no Estado, os processos de controle de disseminação de pragas quarentenárias ou de importância econômica, além da rápida identificação da origem de produtos que possuam está com níveis de resíduos de agrotóxicos acima do permitido também”, explica.

Estavam presentes no encontro representantes do Banco do Nordeste (BNB) e autoridades da Região do Maciço de Baturité que participam e compõem o Plano de Ação Territorial da Bananicultura – Território do Maciço de Baturité. O Plano é vinculado ao Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) desenvolvido pelo BNB.