Serviço de Inspeção

 

O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) através da Gerência de Inspeção e Fiscalização Animal (GEIFA) e Diretoria de Inspeção e Fiscalização Sanitária (DIFIS) coordena ações, tais como: garantir a segurança dos alimentos ao consumidor através da inspeção ante e post mortem dos animais, aplicar medidas de controle de todo o processo produtivo dos alimentos de origem animal através dos programas de autocontrole e também atua prevenindo a ocorrência de zoonoses e outras doenças veiculadas pelos alimentos, contribuindo para a vigilância de doenças relacionadas à sanidade dos animais.

 

As ações dos profissionais do SIE compreendem, principalmente: 1) realização e aprovação de projetos de fluxo de produção das agroindústrias; 2) realização de análises de processos de fabricação e de rotulagem de produtos; 3) acompanhamento e fiscalização das atividades de rotina das indústrias; 4) realização de coleta de produtos de origem animal para análises laboratoriais; 5) combate a fraudes; 6) combate a clandestinidade; entre outras atividades.

 

O selo SIE permite a comercialização em todo o território cearense. Cabe destacar que o Serviço de Inspeção Estadual da ADAGRI aderiu desde Março de 2020, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Essa condição permite que estabelecimentos com selo SIE possam comercializar seus produtos em todas as Unidades da Federação, desde que sejam cumpridas as exigências de adesão a este sistema (SISBI) pelas agroindústrias registradas.
Na aba do SIE, será possível obter informações sobre as legislações, os estabelecimentos e produtos registrados pelo SIE, além de ter acesso ao link para registro de estabelecimentos.

 

Clique aqui para visualizar a nova campanha do SIE