Natal sedia plano estratégico contra febre aftosa

14 de maio de 2018 - 10:08 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) participou da primeira reunião do Bloco III do Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa 2017 a 2026 (PNEFA) na cidade de Natal – RN, no período de 8 a 10 de maio de 2018. O plano visa criar e manter as condições sustentáveis para garantir o status de país livre da doença e ampliar as zonas livres sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.

O plano está alinhado com o código sanitário para os animais terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa. A conjugação do esforço privado e público, a infraestrutura dos serviços veterinários e os fundamentos técnicos compõem as bases para o sucesso do plano. Foi organizado didaticamente em 16 operações, compostas por 102 ações a serem executadas no período de 10 anos.

Está prevista a evolução progressiva das zonas livres sem vacinação em três etapas, iniciando-se em 2019 e finalizando em 2023.

Fizeram-se presentes os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, bem como convidados os estados da Bahia, Sergipe e Tocantins.

Os representantes do Serviço Veterinário Oficial dos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, integrantes do Bloco III, sem divisa geográfica com o Bloco IV, realizaram suas apresentações institucionais mostrando a situação atual do serviço oficial em cada estado.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimebto (Mapa) apresentou o Plano estratégico 2017-2016 do PNEFA, sua sustentação financeira, a avaliação da qualidade e aperfeiçoamento dos serviços veterinários oficiais que compõe o bloco III auditados mais recentemente.

Na oportunidade também houve a reunião da sanidade suídea, com a apresentação do PNSS e suas estratégicas para a erradicação da Peste Suína Clássica nos estados que compõe o Bloco III.

Na solenidade de encerramento foi apresentado o aplicativo Pec. Saúde Animal, assim como o vídeo institucional do Mapa, demonstrando a trajetória da febre aftosa no país, do início ao fim, da vacina à erradicação.