Febre Aftosa

8 de dezembro de 2008 - 12:50

A febre aftosa foi descoberta na Itália no século XVI. No século XIX, a doença foi observada em vários países da Europa, Ásia, África e América. Com o desenvolvimento da agricultura houve também uma grande preocupação em controlar esta enfermidade e no início do século passado vários países decidiram combatê-la. A enfermidade agora está presente de forma endêmica em algumas regiões da Ásia, América do Sul, África e no Oriente Médio. Surtos da doença tem ocorrido em alguns países como Grécia, Taiwan, Argentina, Brasil, Uruguai, Japão e recentemente, no Reino Unido. Os prejuízos são causados pelas perdas diretas devido aos sinais clínicos, com conseqüente queda na produção, e pelas perdas indiretas através dos embargos econômicos impostos pelos países importadores.

Etiologia

O agente etiológico da febre aftosa é um vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovírus.

Sinais clínicos

Em geral, os sinais clínicos são severos em bovinos e suínos. Ovelhas e abras geralmente desenvolvem infecções subclínicas. Animais elvagens podem tanto desenvolver a doença severa e até morrer, como ter infecções subclínicas ou inaparentes. Animais infectados ormalmente se recuperam
Patogenia

A principal forma de transmissão, em condições naturais, se dá através e aerossóis que penetram pelas vias respiratórias. O período de ncubação do vírus é de 2-8 dias

Epidemiologia

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que infecta todos os nimais de casco fendido. Ela aparece rapidamente em populações susceptíveis através de vários meios de transmissão.

A transmissão occorre por:

Contato direto com animais afetados e com excreções corporais. O vírus da febre aftosa pode ser encontrado em altas concentrações em fluidos das vesículas, saliva, fezes e leite. No pico da infecção o vírus está presente no sangue e em tecidos de animais afetados.

Diagnóstico

Por ser uma doença altamente contagiosa e confundível com outras enfermidades vesiculares, o diagnóstico clínico sempre deve ser confirmado através de testes laboratoriais. Em muitos países as doenças vesiculares são de notificação obrigatória, isto é, sempre que existir a suspeita da doença deve-se notificar os órgãos do governo responsáveis pela sanidade animal, interditar a propriedade e isolar os animais. Técnicos treinados do governo deverão inspecionar os animais, coletar material e enviar à laboratórios de referência.
Impacto econômico

A febre aftosa é a enfermidade de animais que mais produz perdas econômicas Num país como o Brasil, com o maior rebanho bovino mundial (170 milhões de cabeças), com o terceiro maior mercado de produção de suínos e em sexto lugar na produção de leite, a ocorrência da doença é devastadora.