Curso de capacitação para sanidade equídea

22 de maio de 2018 - 12:34 # # # #

Na semana de 14 a 18 de maio de 2018, realizaram-se cursos de capacitação para habilitação de médicos veterinários para Mormo, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/CE).

Esta capacitação é uma exigência da nova Instrução Normativa que aprova as diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do mormo no território nacional, a IN Nº 06/2018, sendo necessária e indispensável para que os profissionais médicos veterinários credenciados sejam, a partir de então, habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizarem atividades relacionadas ao Programa Nacional de Sanidade Equídea.

Os cursos foram ministrados pelos fiscais estaduais agropecuários Milton de Carvalho Neto e Andréa Leite de Carvalho, coordenadores do Programa Estadual de Sanidade Equídea (Pese), que apresentaram palestras sobre a legislação estadual e federal relacionadas à prevenção e ao controle da Anemia Infecciosa Equina – AIE e do Mormo, sendo repassadas ao público as novas diretrizes e fluxogramas regulamentados pela IN Nº 06/2018. O fiscal Pedro Chagas de Oliveira Neto também ministrou palestra, intitulada identificação de equídeos.

Segundo o coordenador do Pese, Milton Carvalho, o curso foi bastante proveitoso porque elucidou muitos questionamentos dos médicos veterinários autônomos sobre sanidade equídea, responsabilidade técnica em eventos agropecuários, dentre outros assuntos.