Adagri participa de treinamento de Moluscos Bivalves em Florianópolis-SC

30 de maio de 2018 - 10:19 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) participou de treinamento do Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB) na cidade de Florianópolis – SC, no período de 7 a 11 de maio de 2018. O objetivo do treinamento realizado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi capacitar os órgãos estaduais de Sanidade Agropecuária (OESAs) e Superintendências Federais da Agricultura (SFAs) para implementação do PNCMB nos estados. O programa foi elaborado para monitorar todas as áreas de produção de moluscos bivalves (ostras, mexilhões, vieiras, etc) com a finalidade de garantir a qualidade sanitária dos animais aquáticos comercializados e consumidos pela população.

Os moluscos bivalves são organismos aquáticos de corpo mole, constituídos por duas conchas, são animais filtradores por natureza e o risco de contaminação biológica é constante. O PNCMB realiza vigilância ativa nas áreas primárias de produção e retirada de moluscos bivalves e consiste na coleta e remessa oficial de amostras de moluscos e água. Essas amostras são examinadas na rede de laboratório do MAPA e visa a identificação de biotoxinas marinhas e micro-organismos contaminantes de interesse para saúde pública. Identificado a não conformidade de uma amostra, as áreas correspondentes de produção são interditadas imediatamente, e os moluscos bivalves são impedidos de serem retirados da água, e o seu comércio e consumo devem ser proibidos.

O treinamento teórico foi realizado no auditório da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), e foram proferidas diversas palestras por técnicos do Mapa, da CIDASC, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Laboratório de Aquicultura do IFSC (LAQUA-Itajaí) e do setor produtivo.

Outras atividades teórico-práticas do treinamento foram desenvolvidas no Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC, na Seção Laboratorial Avançada de Santa Catarina (SLAV/SC), unidade pertencente ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro-RS) em São José/SC e em duas fazendas de produção de moluscos bivalves que cultivam ostras, mexilhões e vieiras. Estas fazendas de cultivo também contam com estabelecimentos industriais registrados no serviço de inspeção federal e municipal (SIF e SIM). Santa Catarina é líder nacional na produção de moluscos bivalves e o único estado brasileiro onde o PNCMB está implantado e funcionando a contento desde 2012.

O fiscal estadual agropecuário e coordenador do Pesaa, médico veterinário Osvaldo Pereira, participou do treinamento em Santa Catarina. Segundo ele, o comércio de moluscos bivalves só é permitido em áreas onde o PNCMB esta implantado e funcionando. “Esses organismos representam o alimento de origem animal de maior risco biológico existente no planeta, e o risco de contaminação de seres humanos por biotoxinas marinhas através da ingestão de moluscos bivalves não monitorados e não inspecionados é muito grande”, disse. Entre as principais biotoxinas relacionadas estão a Paralisante, a Amnésica e a Diarreica que podem até causar a morte do indivíduo por toxi-infecção alimentar.

No Ceará, o cultivo de ostras ainda é incipiente, com poucos produtores, porém com grande potencial de crescimento devido a suas características naturais, e se destaca o extrativismo, realizado principalmente por mulheres ribeirinhas ao longo do litoral em estoques naturais de ostras do mangue (Crassostrea rhizophorae). É neste contexto que o estado irá implementar o PNCMB dentro do Programa Estadual de Sanidade de Animais Aquáticos (Pesaa) que é executado pela Adagri. “No primeiro momento, os estabelecimentos produtores e as pessoas ou associações que extraem os moluscos bivalves dos bancos naturais serão cadastrados como pré-requisito para elaboração de um documento técnico-científico, o qual servirá de base para a implementação do PNCMB no estado”, destacou o técnico da Adagri.