Adagri defende desregulamentação da praga Cochonilha do Carmim

12 de junho de 2018 - 21:32 # # # #

A Adagri, representando o Nordeste, apresentou defesa da desregulamentação da praga Cochonilha do Carmim durante a reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), ocorrida na 6ª Conferência Nacional e 1ª Internacional em Defesa Agropecuária, em Salvador, Bahia, no dia 5 de junho. O evento foi conduzido pelo presente do Fonesa Nacional, Inácio Kroetz.

Tito Carneiro, da Adagri, representando o Fonesa Nordeste.

O diretor de Sanidade Vegetal, Tito Carneiro proferiu apresentação na qual os órgãos estaduais de Sanidade Vegetal dos estados do Nordeste solicitam a revogação da Instrução Normativa Nº 23, de 29 de maio de 2007, que trata de ações fiscais referentes à praga Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae). A solicitação foi justificada pelo fato da praga se encontrar disseminada em todos estados nordestinos, não se justificando mais o conceito de praga presente. Segundo a legislação federal, Praga Quarentenária Presente é uma praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, presente no país, porém não amplamente distribuída e encontra-se sob controle oficial.

Depois da defesa da solicitação, o presidente Inácio Kroetz pôs o assunto em discussão e votação, sendo aprovado por unanimidade.

Brevemente o Fonesa Nacional encaminhará ofício solicitando a revogação à Diretoria da Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no sentido de ratificar as solicitações já encaminhadas.

Segundo Tito Carneiro, ações de assistência técnica continuadas, articulação e integração institucional, inclusive o apoio efetivo dos órgãos estaduais de defesa garantem a sustentabilidade da exploração e expansão da cultura da palma forrageira na região nordestina.