Seminário discute revitalização da cotonicultura

23 de outubro de 2018 - 10:42 # # # #

A Prefeitura Municipal de Brejo Santo realizou, no último dia 16 de outubro, na sede do município, o Seminário sobre a Revitalização do Algodão no Estado do Ceará. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) se fez presente com a participação de seus fiscais agrônomos dos Núcleos Locais de Brejo Santo e Crato.

O supervisor regional, engenheiro agrônomo José de Oliveira Santos, ministrou palestra sobre Defesa Vegetal, com ênfase na recente portaria Adagri 1244/18, que estabelece medidas fitossanitárias para a prevenção e o controle da praga bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) e os critérios para o cultivo de algodão no Ceará.

Ainda referente ao tema revitalização da cotonicultura, também ministraram palestras o professor Sebastião Cavalcante, do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri, falando sobre desenvolvimento rural sustentável, e o pesquisador da Eembrapa Algodão, Gildo Pereira, sobre Novas Técnicas Para Manejo do Algodão.

Representou a Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura o engenheiro agrônomo Hélio Chaves, que falou sobre o Programa de Modernização da Cultura do Algodão no Estado do Ceará, coordenado pela Seapa.

Os gerentes dos Banco do Nordeste e do Brasil, agências de Brejo Santo, compareceram ao evento e comunicaram aos mais de 100 produtores presentes no seminário que suas instituições financeiras poderão dar apoio creditício à atividade ora incentivada, em todo o seu segmento, visto a importância econômica e social da atividade para o semiárido nordestino. Também demonstraram confiabilidade no retorno econômico, tendo em vista as técnicas de produção apresentadas e compromisso do Governo do Estado do Ceará em executar os dispositivos legais no sentido de mitigar com vigilância sanitária, a ação danosa do bicudo na lavoura algodoeira, por meio da Adagri.

Vários secretários de agricultora dos municípios vizinhos também compareceram e manifestaram interesse em replicar a iniciativa do município de Brejo Santo, no sentido de incentivar os agricultores a voltarem a plantar algodão.

A Secretaria Municipal de Brejo Santo prometeu dar suporte às atividades relacionadas à assistência técnica e às capacitações, em parceria com a Ematerce, sobretudo para o seu público-alvo, agricultores de base familiar.