Serviço Veterinário Oficial intensifica ações para erradicação da peste suína

1 de novembro de 2018 - 11:36 # # # # # # #

Desde que foi detectado o primeiro foco de peste suína clásica (PSC), no Ceará, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) vem realizando cadastramento, atualização e fiscalização das propriedades no raio de 3km e 10 km dos focos, bem como intensificando as ações de educação em saúde animal e o controle do trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal, visando estimular as notificações de casos suspeitos e criar condições adequadas para a erradicação da doença no Estado.

Inicia-se agora 5ª semana de atividades de vigilância no controle e erradicação da PSC Ceará. Os servidores, ao longo desse tempo, estão trabalhando em revezamentos semanais para realização das atividades de saneamento dos focos, vigilância epidemiológica, atendimentos das notificações, blitz volantes, fiscalizações nas feiras de animais não autorizadas, palestras com os parceiros e reuniões técnicas diárias.

No dia 24 de outubro, um grupo de servidores foi capacitado pelo auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), médico veterinário Welciton Alves, para técnica de colheita de material (sangue e tecidos) nas instalações do Centro Universitário INTA, em Sobral.

As ações de emergência estão sendo realizadas pelos fiscais e agentes agropecuários da Adagri, com apoio dos auditores fiscais federais agropecuários do Mapa, rede de laboratórios Lanagro, fiscais estaduais agropecuáriosdo Paraná, Mato Grosso e Brasília, Embrapa, Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) e Associação dos Suinocultores do Ceará (Asce).

O Ceará não faz parte da zona livre de PSC, mas o Governo do Estado vem intensificando as ações de estruturação do Serviço Veterinário Oficial – Adagri com o aperfeiçoamento do sistema de vigilância.

Casos suspeitos dever ser imediatamente comunicados aos escritórios da Adagri distribuídos pelo Estado do Ceará ou pelo telefone: 0800 280 0410.