Adagri apreende carga clandestina de queijo

25 de janeiro de 2019 - 11:33

Na quarta-feira, 23, uma carga clandestina de queijo em trânsito rodoviário foi apreendida pelo Serviço Veterinário Estadual (SVE) no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do município de Itaitinga, km 26 da BR 116. A ação foi executada pelos Núcleos Locais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) que funcionam em Pacajus e Pindoretama. Fiscais agropecuários médicos veterinários, com o apoio da PRF, procederam a apreensão e a destruição de 442 kg de queijo de coalho, que estava sem a devida comprovação oficial de procedência sanitária. Além disso, estava em trânsito intermunicipal irregular, e não contava com as condições adequadas de transporte, sem refrigeração, o que poderia colocar em risco a saúde do consumidor. Em razão dessas circunstâncias, o produto foi considerado clandestino.

Cargas deste tipo de produto de origem animal devem obrigatoriamente ser transportadas até o ponto de venda sob temperatura controlada. O queijo clandestino teria origem no município de Banabuiú, para abastecer estabelecimentos comerciais de Fortaleza. Tal modalidade de trânsito, intermunicipal, exigiria prévio registro do estabelecimento fabricante no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Federal (SIF).

Como medidas administrativas e sanitárias, fora instaurado processo administrativo em desfavor do proprietário, a partir da lavratura de auto de infração, que pode resultar em multa no valor de R$ 1.917,32. Toda a carga apreendida foi destruída na tarde do mesmo dia, sob escolta de policiais da PRF.

Produtos de origem animal e seus derivados, como o queijo, quando postos em comercialização sem a devida comprovação de procedência e inocuidade sanitárias, representam sérios riscos à saúde do consumidor final.

Segundo os fiscais agropecuários responsáveis, um dos maiores pilares do trabalho da Adagri como autoridade agropecuária, ao empreender ações desta natureza, consiste justamente em contribuir para assegurar a segurança alimentar da população com vistas à promoção da saúde pública.