ADAGRI trabalha zona livre sem vacinação da Febre Aftosa

23 de julho de 2019 - 15:49

Com um rebanho da ordem de mais de 2 milhões e meio de cabeças de animais livres de febre aftosa com vacinação, o Estado parte agora para um novo desafio, tornar o Ceará livre da febre aftosa SEM vacinação. Para tanto, a Agência de Defesa Agropecuária – ADAGRI iniciou um plano estratégico laborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – que envolve 16 operações a serem desenvolvidas em quatro categorias.

No dia 23 de julho, o Plano Estratégico de retirada da vacinação do rebanho foi apresentado na reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- Agropacto com a participação de diversos órgãos ligados à pecuária, incluindo a Superintendência do MAPA, o Conselho regional de Medicina Veterinárias, produtores. O médico veterinário José Amorim Sobreira , da ADAGRI foi quem apresentou o Plano, com as ações propostas e os desafios, que deverão ser cumpridos em um ano e até o segundo semestre de 2020, quando as metas previstas deverão ser executadas para serem avaliadas pelo Grupo Gestor Federal .

A presidente da ADAGRI, Vilma Freire também participou da reunião e disse que a ADAGRI precisa do apoio de todas as instituições estaduais, secretarias municipais de agricultura e pecuária, conselhos, profissionais autônomos para atender as exigências do MAPA. Ela destacou a importância do Agropacto, como fórum importante de debates e disse que o Plano estratégico foi construído pelo MAPA e consonância com as agencias de defesa dos Estados.

Segundo Amorim, para chegar a ser zona livre de febre aftosa com vacinação, o Estado passou por várias etapas desde 1972, quando criou o GESA- Grupo Estadual de Sanidade Animal. Por causa da febre aftosas o estado sofreu várias perdas econômicas e sanitárias, mas graças ao trabalho desenvolvido a quatro mãos, em maio de 2014, o Ceará recebeu o reconhecimento internacional da Organização de Saúde Animal – OIE, como estado livre da febre aftosa com vacinação. Este ano, a vacinação já teve uma mudança, em maio 100% dos animais foram vacinados e em novembro, serão vacinados apenas animais de até 24 meses.

As quatro ações definidas pelo MAPA dentro dom planejamento estratégico são: Interação com as partes interessadas no programa de prevenção da febre aftosa; ampliação das capacidades dos serviços veterinários, fortalecimento do sistema de vigilância em saúde animal e a realização de transição da zona livre com vacinação para sem vacinação no país.

Fonte: http://faec.org.br/novo/adagri-trabalha-zona-livre-sem-vacinacao-da-febre-aftosa/

Gerência de Comunicação