ADAGRI inicia ações relativas ao cadastramento de propriedades de produção de animais aquáticos no Ceará.

18 de outubro de 2019 - 17:08

Após ter a gestão da sanidade aquícola de volta ao seu escopo de ações, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI, realizou um planejamento de ações com objetivos de proteger a saúde dos animais aquáticos e contribuir para a sustentabilidade setorial e segurança alimentar, trazendo competitividade aos produtos aquícolas cearenses.

O desafio inicial é a realização do cadastramento das propriedades produtivas, os produtores devem procurar uma das 40 unidades locais da ADAGRI, os Escritórios de Atendimento à Comunidade – EAC´s, presentes na maioria dos municípios do estado em parceira com a Ematerce e secretarias municipais.

Segundo dados do Censo da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, ABCC, realizado em 2017, o Ceará tinha 800 fazendas de carcinicultura em atividade no ano de 2016. Em relação ao cultivo de tilápias o estado percebeu um declínio considerável nos últimos anos devido a seca, porém o consumo de tilápias no estado é representativo no âmbito nacional.

Para o cadastramento das propriedades, a ADAGRI tem realizado fiscalizações nos empreendimentos aquícolas fazendo o pré-cadastro e informando aos proprietários e gestores das fazendas sobre necessidade dos mesmos procurarem a agência para finalização do processo. O cadastro é uma obrigação legal, seu objetivo é de mapear as fazendas, dar bases para emissão de Guia de Trânsito Animal para formas jovens e para produção, trazendo condições mínimas necessárias para realizar uma gestão compartilhada da saúde dos animais e da segurança alimentar.

O gerente da área de animais aquáticos, Antônio Albuquerque, tem planejado as ações de campo junto aos coordenadores do Programa Estadual de Sanidade de Animais Aquáticos – PESAAQ, Osvaldo Pereira e Célio Rocha e acompanhado as fiscalizações de propriedades aquícolas na região de Acaraú, Itarema, Icapuí e Aracati, bem como visitas aos EAC´s, reuniões com representante do setor produtivo local e autoridades políticas, buscando implantar estratégias para que o setor produtivo possa ser sensibilizado sobre a necessidade legal de se cadastrarem junto a ADAGRI.

Segundo o Diretor de Sanidade Animal da ADAGRI, Amorim Sobreira, as ações de defesa sanitária, voltadas aos animais aquáticos, garantem a qualidade dos produtos elaborados a partir desta matéria-prima, levando saúde à mesa do consumidor.

Para se cadastrar na ADAGRI são necessários os seguintes documentos do produtor: identidade, cpf, comprovante de residência, documento da propriedade, basta procurar uma unidade da ADAGRI mais próxima, consultando o site na internet: www.adagri.ce.gov.br

Fiscalização e cadastramento – Itarema

ADAGRI em campo -Itarema