ADAGRI FISCALIZA O CUMPRIMENTO DO VAZIO SANITÁRIO

21 de novembro de 2019 - 14:50

Fiscais e Agentes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri fiscalizaram áreas produtoras de algodão no período de 18 a 22 de novembro com a finalidade de verificar o cumprimento do vazio sanitário para a cultura do algodão, nos municípios de Choró, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu.

O vazio sanitário do algodão é a ausência de plantas vivas de algodão no campo durante o período de 1º de outubro a 31 de dezembro de cada ano. Esta medida foi estabelecida pela Portaria Adagri no 1.540 de 21 de novembro de 2018 e visa interromper ou reduzir o potencial de reprodução do bicudo-do-algodoeiro, bem como diminuir a intensidade de infestação na fase de formação do botão floral por falta de alimento preferencial, contribuindo assim para a prevenção e controle da referida praga no estado do Ceará.

A equipe foi formada pelos Fiscais Estaduais Agropecuários Eduardo da Cunha Correia Lima, Fabrício Ferreira Lima, Francisco Oscarito Ramos, Manoel Eneas de Carvalho Gonçalves, Moacir Andrade Rabelo Filho, Rildênio Renato Cavalcante e Zilton Sena Filho e os Agentes Estaduais Agropecuários Cristiano Benedito da Silva e Francisco de Assis Lemos Maia.

A ação contou com apoio da gerente Evanira Frazão da Fazenda Normal/Ematerce e os técnicos Francisco Weberton, Rivaldo, Francisco Hermano, Vicente Filho e Marcondes Barros das Secretarias de Agricultura dos municípios de Choró, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu, respectivamente.