LEVANTAMENTO FITOSSANITÁRIO PARA A FUSARIOSE RAÇA 4

6 de dezembro de 2019 - 08:34

A Fusariose da bananeira, popularmente conhecida também como mal-do-Panamá, causada pelo fungo de solo Fusarium oxysporum f.sp. cubense (Foc), é uma das doenças mais destrutivas da bananeira.

A Fusariose da bananeira já ocorre no país e está amplamente distribuída pelo território nacional, atacando as cultivares Maçã (altamente suscetível), Prata, Pacovan e Prata Anã.

O agente causal da Fusariose que ocorre no Brasil é Fusarium oxysporum f.sp. cubense Raça 1. Esta raça do fungo não afeta as cultivares do subgrupo Cavendish, como Nanicão, Valery e Nanica.

Por outro lado, a Raça 4 Tropical – R4T do fungo consegue infectar as cultivares do subgrupo Cavendish, que até então estavam livres da Fusariose.

A Raça 4 Tropical (R4T) de Foc, mais agressiva que a raça 1, foi inicialmente identificada na década de 1990, no sul da Ásia. Desde então, já destruiu mais de 100.000 hectares de bananeiras, principalmente na Indonésia, nas Filipinas e na China. Estima-se que mais de 80% da banana produzida no mundo seja vulnerável ao ataque da R4T. Desta forma, atualmente esta raça se constitui na maior ameaça à bananicultura mundial.

O primeiro relato da aparição dessa praga na América do Sul, ocorreu esse ano na Colômbia. No entanto, no Brasil não existem relatos desta praga. Com isso, a Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA, por meio do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas – DSV, instruiu as Superintendências Federais de Agricultura – SFA das 27 Unidades da Federação a realizarem o Levantamento Fitossanitário da praga nos bananais das cultivares do subgrupo Cavendish.

A SFA Ceará solicitou apoio a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri a realizar levantamento fitossanitário para a Fusariose Raça 4 no Estado.            A Adagri levantou as áreas comerciais e iniciou o levantamento em conjunto com a SFA Ceará nas áreas comerciais das regiões do Cariri, Serra Grande e Perímetro Irrigado Baixo Acaraú.

Nesta semana, dias 02 a 06 de dezembro, a Adagri esteve realizando inspeções na região da Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte e Quixeré.

Participaram da ação os Fiscais Estaduais Agropecuários Aílton Pessoa Lins, Armando César Macedo Saraiva, Carlos Diógenes Lucena Fernandes, Dagoberto Saunders de Oliveira, Fabrício Ferreira Lima, Francisco Inácio Marrocos Júnior, Gabriel Guimarães Costa, José de Oliveira Santos, Levi Gonçalves Moreira, Maria da Conceição Sousa Sobrinha, Paulo Jorge Mattos Correa, Raimundo José de Oliveira Bezerra, Renata Damasceno Moura e Silvério Neto de Vasconcelo Moita, o Agente Estadual Agropecuário Francisco de Assis Lemos Maia e a Auditora Fiscal Federal Agropecuário Shirley Maria da Silva Mapurunga.