e-Sisbravet: ADAGRI REALIZA TREINAMENTO PARA USO DO SISTEMA

17 de dezembro de 2019 - 08:36

A ADAGRI realizou nos dias 09 a 13 de dezembro de 2019, capacitação para 41 médicos veterinários, Fiscais Estaduais Agropecuários, para uso do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinárias – Sisbravet. Pelo sistema, será possível acompanhar medidas adotadas em uma situação uma emergência veterinária, desde a notificação, atendimento e até a solução de uma suspeita de doenças em animais.

O curso foi realizado nas instalações da FAEC, em Fortaleza.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA prevê a implementação do Sisbravet em sua versão de produção a partir de 1º de janeiro de 2020. O sistema permitirá o registro das notificações e ocorrências sanitárias de forma eletrônica, agilizando assim, os atendimentos pelo Serviço Veterinário Oficial. O sistema é integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) para acesso de dados de cadastro e população animal, além de previsão de integração com o Hub Laboratorial, para acesso aos laudos de diagnóstico das doenças.

Todos os serviços de defesa sanitária animal, por meio dos pontos focais de epidemiologia, receberam capacitação quanto às funcionalidades do sistema e estão repassando este conhecimento às Unidades Veterinárias Locais de seus estados.

Segundo a médica veterinária Ana Gláucia Gonçalves, da equipe de epidemiologia da Adagri e palestrante do curso, o sistema é inovador e muda completamente a forma de registro da vigilância passiva e ativa das doenças de interesse da defesa sanitária animal. “O treinamento prático é fundamental, para padronização desta nova forma de registrar as ocorrências e ações do serviço veterinário oficial”, reitera a fiscal Ana Gláucia.

O curso foi essencialmente prático, com simulações de atendimentos no ambiente de homologação do sistema, disponibilizado pelo MAPA. A equipe de epidemiologia da Adagri, composta pelas fiscais, médicas veterinárias Ana Gláucia Gonçalves e Andrea Leite, estão à disposição para auxiliar no processo de implantação do sistema.

A notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial de ocorrências de determinadas doenças animais é de fundamental importância para a proteção da pecuária nacional e da saúde pública. Muitas doenças podem causar sérios impactos na produção animal e na saúde humana e o diagnóstico rápido e a pronta reação são essenciais para impedir a disseminação e permitir seu controle ou erradicação.

A notificação pode ser feita presencialmente ou por telefone em qualquer instância local, regional, estadual ou federal do Serviço Veterinário Oficial, representado pelos Órgãos Estaduais de Sanidade Agropecuária e pelas Superintendências Federais de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A notificação também pode ser realizada diretamente neste site, clicando no link abaixo.

A notificação será imediatamente encaminhada ao responsável do Serviço Veterinário Oficial no município de localização da suspeita ou doença registrada.

Para isso, é importante que a localização do estabelecimento onde se encontram os animais envolvidos na notificação seja a mais precisa possível para possibilitar a investigação.

Para notificação de doenças com resultado de diagnóstico já existente, é necessário anexar o laudo laboratorial com resultado de diagnóstico já existente, é necessário anexar o laudo laboratorial.

FONTE: Ana Gláucia Gonçalves, ADAGRI (2019)