ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE INCLUSÃO DE PRAGAS PARA RESPONSÁVEIS TÉCNICOS HABILITADOS PARA CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE ORIGEM

20 de dezembro de 2019 - 12:52

Estão abertas as inscrições para o curso de inclusão de pragas para Responsáveis Técnicos já habilitados para Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidado (CFOC). O curso será realizado no período de 07 a 09 de janeiro de 2020, no AUDITÓRIO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB de Limoeiro do Norte-Ce..

Conforme exigência do protocolo sobre os requisitos fitossanitários para a exportação de melões brasileiros para a China entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) da República Federativa do Brasil e a Administração Geral de Aduanas da República Popular da China, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI, juntamente como MAPA realizará capacitação para INCLUSÃO das pragas listadas abaixo na habilitação dos Responsáveis Técnicos das empresas interessadas em exportar melões das variedades, Amarelo, Cantaloupe, Gália, Rami, Pele de Sapo e Dino, para a China.

Essa certificação é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), regulamentada pela INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 33, DE 24 DE AGOSTO DE 2016, que aprova a Norma Técnica para a utilização do Certificado Fitossanitário de Origem – CFO e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC no País.

O objetivo é habilitar Engenheiros Agrônomos para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) para as pragas Planococcus minor Maskell, Diaphania hyalinata (L.), Diaphania nitidalis (Stoll), Pseudococus jackbeardsley (Gimpel & Miller), Monosporascus cannonballus (Pollack & Uecker) e Acidovorax citrulli.

São ofertadas 30 vagas, com taxa de inscrição no valor de R$ 42,61 até o dia 31/12/2019 e R$ 44,90 após essa data, por praga a ser paga através de boleto bancário. Clique aqui e tenha acesso ao formulário de inscrição.

Confira a programação do curso clicando aqui. Os participantes deverão ter 100% de presença e alcançar 75% de aprovação na prova para conseguirem a habilitação das pragas supracitadas.

Os profissionais já habilitados e devidamente regularizados, que tenham interesse em incluir as pragas supracitadas em sua habilitação, deverão preencher a ficha de inscrição e fazer um requerimento formalizando quais pragas desejam incluir.

No dia do curso os participantes deverão entregar cópia da carteira do CREA e a declaração de quitação junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Mais informações no telefone: (85)3433-3403 ou pelo e-mail fabio.costa@adagri.ce.gov.br e gleyber.cartaxo@adagri.ce.gov.br