CURSO DE INCLUSÃO DE PRAGAS PARA RESPONSÁVEIS TÉCNICOS HABILITADOS PARA CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE ORIGEM

10 de janeiro de 2020 - 13:34

A Agência de Defesa Agropecuária – Adagri em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Ceará  – SFA/MAPA, realizou no período de 07 a 08 de janeiro de 2020, em Limoeiro do Norte, capacitação para Engenheiros Agrônomos de órgãos públicos, empresas privadas e autônomos, já habilitados para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) com o objetivo de INCLUSÃO das pragas Planococcus minor Maskell, Diaphania hyalinata (L.), Diaphania nitidalis (Stoll), Pseudococus jackbeardsley (Gimpel & Miller), Monosporascus cannonballus (Pollack & Uecker) e Acidovorax citrulli, na habilitação de Responsáveis Técnicos aptos a emitirem CFO e CFOC em atendimento ao protocolo de requisitos fitossanitários para a exportação de melões brasileiros para a China entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) da República Federativa do Brasil e a Administração Geral de Aduanas da República Popular da China.

Essa INCLUSÃO de pragas é uma exigência do MAPA, regulamentada pela INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 33, DE 24 DE AGOSTO DE 2016, que aprova a Norma Técnica para a utilização do Certificado Fitossanitário de Origem – CFO e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC.

Foram capacitados 14 Responsáveis Técnicos (RTs) interessados na exportação de melões das variedades, Amarelo, Cantaloupe, Gália, Rami, Pele de Sapo e Dino, para a China. As pragas supracitadas foram ministradas pelos professores, Dsc. Ervino Bleicher da Universidade Federal do Ceará-UFC e Dsc. Cleilson do Nascimento Uchôa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE de Limoeiro do Norte, além da Fiscal Estadual Agropecuária-FEA da ADAGRI, MSc. Renata Damasceno Moura e da Auditora Fiscal Federal Agropecuária-AFFA do MAPA, MSc. Shirley Maria da Silva Mapurunga que apresentaram as normas da certificação fitossanitária e o plano de trabalho Brasil – China para exportações de melões.

O Curso foi organizado pela Diretoria de Sanidade Vegetal através de sua diretora e FEA, Neiliane Santiago Sombra Borges, pelo Gerente de Gestão de Risco e FEA, Francisco Gleyber Cartaxo Bastos, pelos FEAs Fábio Costa Farias, Renata Damasceno Moura, Márcia Rocha Torres e Fabrício Ferreira Lima e pelo estagiário do Núcleo Local de Limoeiro do Norte e aluno do curso de agronomia do IFCE-Limoeiro do Norte, Guilherme Maia Chaves.