REPRESENTANTES DO GOVERNO CHINÊS FAZEM AUDITORIA NAS ÁREAS LIVRES DO CE E DO RN

17 de janeiro de 2020 - 13:56

Técnicos da ADAGRI sob a coordenação da Diretora de Sanidade Vegetal, Neiliane Sombra, acompanham comitiva da China ao Cear. A visita dos Representantes do Governo Chinês tem o objetivo de auditar a certificação fitossanitária nas áreas que produzem melão.

Os agrônomos chineses vieram em missão nas áreas de produção de melão no Ceará e Rio Grande do Norte que são os maiores produtores de melão do País, e estão livres da mosca das frutas.

Os chineses fazem parte da Administração Geral de Aduanas da República Popular da China e até 18 de janeiro verificam requisitos fitossanitários para a exportação da fruta tanto para China como para o Vietnã.

De acordo com a Diretora de Sanidade Vegetal da ADAGRI, Neiliane Sombra, a comitiva já visitou propriedades com áreas plantadas e conheceram o posto de fiscalização da Secretaria da Fazenda, em Aracati, onde há uma barreira sanitária. Os chineses conheceram também o Laboratório de Controle de Pragas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró, Rio Grande do Norte.

Após a inspeção, a previsão é que nos próximos meses o Ceará inicie os embarques de melão para a China, via porto do Pecém. “A vinda da comitiva chinesa ao Ceará e Rio Grande do Norte abre uma possibilidade interessante para os dois estados – livres da mosca da fruta – iniciarem um canal de exportação para o mercado asiático”, firmou a presidente da ADAGRI, Vilma Freire.

O melão produzido no Ceará já é exportado para União Europeia, Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e Rússia, e num futuro próximo para a China e Vietnã. “Com início das exportações para a China, a expectativa de volume exportado é bastante positiva. O setor deve inclusive ampliar a área plantada com a cultura de melão,” afirmou Sílvio Carlos, secretário-executivo do Agronegócio da SEDET.

Em 2019, o melão foi responsável por 67% das exportações de frutas no Ceará. O Estado vendeu ao exterior mais U$ 62 milhões de dólares de frutas frescas, e o melão liderou a lista com U$ 41,5 milhões de dólares.