e-Sisbravet permite que cidadãos, produtores e médicos veterinários informem suspeitas de doenças e alta mortalidade em animais

4 de fevereiro de 2020 - 15:34

Mais inovação para a agropecuária e a saúde dos rebanhos do Ceará. A partir desde mês, os cidadãos, os produtores rurais e os médicos veterinários do Ceará podem notificar, de forma online, casos suspeitos de doenças e alta mortalidade em bovinos, bubalinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos e aves.

Várias doenças que acometem os animais causam grandes repercussões para a pecuária, economia e saúde pública. Por isso, a rápida notificação de suspeita ou de ocorrência de doenças, é importante para que a intervenção da Adagri aconteça de forma eficiente.

Qualquer cidadão, organização ou instituição que tenha animais sob sua responsabilidade ou tenha conhecimento de casos suspeitos ou confirmados, deve informar o fato a Adagri para definição e providências necessárias. Portanto, a notificação é responsabilidade de todos.

As notificações de doenças em animais devem ser feitas pelo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet), disponível através do link

click aqui acessar o sistema

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), começou a utilizar este mês o novo sistema, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O e-SISBRAVET é o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias, uma plataforma digital que integra os órgãos de defesa agropecuária do Brasil para notificações de doenças que acometem animais de produção no campo, agilizando atendimentos às emergências sanitárias em prol da prevenção e combate às doenças.

É importante enfatizar que o atendimento rápido às notificações pode reduzir os custos com as perdas e tratamentos dos animais para os produtores rurais. Já na ponta da cadeia produtiva, vai favorecer a qualidade da carne, estimulando acordos comerciais nacionais e internacionais.

As notificações serão direcionadas imediatamente às Unidades Veterinárias Locais (UVL) que atuam na área onde fica a propriedade com caso suspeito.

A plataforma é simples e permite que os órgãos oficiais de defesa agropecuária de todo o país alimentem rapidamente o software com dados sobre o atendimento de doenças dos rebanhos, evitando a dispersão de informações. A notificação digital das suspeitas reduz a emissão dos formulários de papel, favorecendo o gerenciamento da vigilância passiva e ativa com agilidade, celeridade e menos burocracia.

Outra opção para a notificação de doenças em animais é realizá-la pessoalmente no escritório da Adagri mais próxima ou por telefone ou e-mail institucional dos escritórios da Adagri https://www.adagri.ce.gov.br/unidades-de-atendimento/ .

 

FONTE: Ana Gláucia Gonçalves, ADAGRI (2020)