ENCONTRO TÉCNICO DO PESAAq

21 de fevereiro de 2020 - 13:44

Durante os dias 19 e 20 de fevereiro a ADAGRI realizou o Encontro Técnico do Programa de Sanidade de Animais Aquáticos – PESAAQ sob a Coordenação do Sr. Antônio Albuquerque, Gerente de Avaliação de Risco da Adagri.

O evento foi realizado no auditório da SECITECE, a qual agradecemos a parceria, com o objetivo de apresentar o programa aos supervisores regionais, fiscais da SEDE e Veterinários habilitados com foco de ação em animais aquáticos junto à ADAGRI. O Programa foi apresentado pelo Coordenador e seu Substituto do PESAAQ, os Médicos Veterinários e Fiscais Agropecuários do Estado, Osvaldo Pereira e Célio Rocha. O evento contou com a imensurável contribuição técnica sobre sanidade aquícola de doutores e pesquisadores aos quais essa agência expressa seu agradecimento pela disponibilidade e parceria. As palestras técnicas foram ministradas pelo Engenheiro de Pesca Dr. com Pós-doutorado em genética e patologia de organismos aquáticos, Rubens Galdino Feijó, professor do IFCE de Acaraú, o qual atualizou o público sobre os avanços genéticos no controle sanitário da carcinicultura; pelo Engenheiro de Pesca e Dr. Pedro Martins, professor da UFERSA, que deu uma aula sobre o projeto de Programa de Saúde nas Fazendas de Camarão – PSF Camarão, como ferramenta de extensão em sanidade aquícola, a qual é realizada a mais de 15 anos no Ceará e Rio Grande do Norte; pela Engenheira de Aquicultura e Pesquisadora da Embrapa, Dra. Alitiene Moura que apresentou os projetos de apoio ao desenvolvimento de diferentes cadeias produtivas da aquicultura nacional e suas implicações e possibilidades de ações para o fortalecimento da sanidade aquícola no Estado do Ceará em conjunto com a ADAGRI. Fechando o primeiro dia, tivemos a excelente explanação do Engenheiro de Pesca e gerente técnico comercial da Acquazul, Ronaldo Melo, que apresentou o histórico e a situação nacional do cultivo de tilápias, pontuando as principais doenças que acometem o setor e ações de mitigação com ênfase na vacinação autógena.

No segundo dia, houve um alinhamento das demandas do PESAAQ, com os setores de “atividade meio” da ADAGRI, como a PROJUR e a GETIN. As demandas se destacaram na necessidade de atualização de portarias e da agilização de processos internos. Outra ação de destaque, realizada no segundo dia, foi o alinhamento do questionário de cadastramento de empreendimentos aquícolas, apresentado pelos coordenadores para os supervisores e fiscais agropecuários, ocorrendo diversos ajustes e esclarecimentos sobre questões técnicas, legais e rotinas de ações que devem ser padronizadas na fiscalização.

Antônio Albuquerque