Estado do Ceará recebe Título de Reconhecimento de Equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

11 de março de 2020 - 11:54

A solenidade contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina

Na manhã desta segunda-feira (09), no auditório do Banco do Nordeste, em Fortaleza, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, representou o governador Camilo Santana no lançamento do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

Na ocasião, o secretário da Sedet e a presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Vilma Freire, receberam da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o certificado pelo reconhecimento de equivalência dos seus serviços de inspeção de produtos de origem animal junto ao Sisbi-POA, sistema de inspeção do Mapa.

A equivalência garante que o serviço de inspeção do Estado do Ceará será inserido no cadastro geral do Sisbi-POA e estabelecimentos e produtos nele registados passarão a integrar o sistema.

Para a presidente da Adagri, Vilma Freire, o desenvolvimento econômico do Estado, no que se refere ao agronegócio, tende a crescer a passos largos graças ao potencial das empresas de produtos de origem animal devidamente registradas no SIE e que atualmente só podem comercializar os seus produtos dentro do Ceará.

“A partir de agora, as empresas que solicitarem a Adagri e tiverem seus pleitos deferidos, poderão comercializar seus produtos em todo território nacional”, acrescentou.

Saiba mais

Além de ser obrigatório para serviços de inspeção, o sistema será público. No e-Sisbi, o consumidor poderá consultar registro, rótulos, informações nutricionais, lista de ingredientes e âmbito de comercialização de produtos cadastrados nos serviços de inspeção.

Dessa forma, os produtos de origem animal poderão ser comercializados em todo o país. Com essa possibilidade, as agroindústrias passarão a adquirir mais matéria-prima, beneficiando direta e indiretamente os produtores e empreendedores locais.