Entrega de resultados exitosos das ações do Sistema Campo Limpo/inpEV com o Governo do Estado do Ceará

3 de abril de 2020 - 14:34

Representantes da Diretoria de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – ADAGRI, participaram no último dia 31/03, de reunião para a entrega de resultados das ações realizadas em 2019 pelo Sistema Campo Limpo/inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

A reunião aconteceu, através de videoconferência com o Diretor-Presidente do inpEV, João Rando, e parceiros que compõem o Termo de Compromisso – TC, quel trata da Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos, realizada entre o Governo do Estado do Ceará e o inpEV. O TC foi assinado em 2017 e garante o cumprimento efetivo da logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas e seus respectivos resíduos, dentre outras ações.

O Coordenador de Operações do inpEV, Harthimes Gomes relatou que os resultados referentes a 2019 foram satisfatórios, demonstrando o êxito do governo do Estado do Ceará e colocando-se como referência no mundo com a logística reversa. Entre os resultados apresentados, foram recolhidas cinquenta e duas toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas, onde  vinte e cinco por cento do volume recebido no Ceará, foi através do Recebimento Itinerante, com participação de setenta por cento dos agricultores cearenses; inauguração do Posto de Recebimento de Embalagens Vazias no município Abaiara, localizado na região do Cariri; inauguração de setenta e três escolas; mais de três mil alunos capacitados pelo Programa de Educação Ambiental – PEA; capacitações de agricultores e  Proposta de Convênio nº 275/19 que dispõe sobre a adesão do Ceará ao Convênio 51/99, na Comissão Técnica Permanente – COTEPE, já com adesão regulamentada pelo Governo do Estado do Ceará.

O  Diretor-Presidente João Rando, lançou o Projeto Piloto do Programa de Educação Ambiental – PEA em Fortaleza, conjuntamente com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMA, a ADAGRI e outros parceiros que tenham interesse em contribuir. A reunião contou com a participação de dezoito integrantes das instituições: Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – ADAGRI, – SEMA, Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, Associação do Comércio Agropecuário do Ceará, – ACACE, Associação do Comércio do Semiárido – ACASA, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV, dentre outros parceiros.

O calendário do Recebimento Itinerante encontra-se no site da ADAGRI.