Adagri – Serviço de Inspeção em Frigorífico no Cariri é exemplo de segurança do trabalho

6 de maio de 2020 - 19:47 # # #

Em desenvolvimento na ação dos serviços essenciais, o fiscal agropecuário Roger Henrique, lotado na unidade da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri-Ce), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (SEDET Ce), no município do Crato, concedeu hoje, 06 de maio, entrevista sobre as mudanças de hábitos de segurança nas atividades e dos funcionários na pandemia do COVID-19 no frigorífico industrial do Cariri.

Para a ADAGRI Ce, a prática do uso de equipamentos de proteção individual – EPI’s sempre foi utilizada pelos funcionários em todas suas atividades, porém foram implementadas novas ações de segurança para proteger ainda mais os funcionários e a população em geral. A exemplo, estão sendo realizadas limpezas periódicas das portas, maçanetas, organização de filas, instalação de mais pias com água e sabão e disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos. Foi reforçado também ações como o distanciamento social adequado, evitando aglomerações e o fornecimento de orientações individuais sobre cuidados para evitar contaminação.

Para a Presidente da ADAGRI-Ce, Vilma Freire, é importante esse reforço com o serviço de inspeção, por se tratar de serviço essencial, que garante a segurança alimentar da população que consome os produtos de origem animal produzidos nos frigoríficos. Ressalta ainda  que “se por um lado nossa missão é garantir a saúde animal, vegetal e a qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais do Ceará de forma sustentável, por outro lado é certo dizer que a operacionalização destes serviços necessitam de atenção redobrada no que concerne a segurança dos nossos trabalhadores”. Para tanto, a ADAGRI não tem medido esforços para mitigar os perigos de contágio pela COVID-19 de seu corpo de servidores, fornecendo os EPI’s necessários ao desempenho desta função, reduzindo a carga horária de trabalho, traçando estratégias para a redução do contato dos servidores com seus jurisdicionados com a disponibilização de uma gama de serviços online. Como exemplo dos serviços ofertados através da plataforma digital, citamos a declaração de vacinação contra febre aftosa, a qual irá reduzir  substancialmente o atendimento presencial dos produtores.