Adagri reforça importância da vacinação contra Febre Aftosa

24 de junho de 2020 - 16:41 # # # # #

A primeira etapa de Campanha contra Febre Aftosa 2020 se encerra no próximo dia 30 de junho e a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) chama a atenção para a importância da vacinação de todo o rebanho cearense. Segundo dados da Agência, o Ceará totaliza 2.668.598 de bovídeos e até esta terça-feira (23) foram declaradas a vacinação de 582.401 bovinos e bubalinos, o que significa 21,83% do total do rebanho.

A Adagri trabalha com a previsão que ao final desta etapa só serão realizadas mais duas, sendo a última Campanha em maio de 2021. A partir daí será pleiteado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o status do Ceará livre da Febre Aftosa. “Por isso é importante que os produtores cumpram esses calendário vacinal, pois só assim estaremos aptos a alcançar esse status”, reforça a presidente da Adagri, Vilma Freira.

A presidente também lembra que a declaração da vacinação seja feita prioritariamente através do Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento a um escritório da Adagri. Isso evitará aglomerações nos escritórios, já que o Ceará continua em isolamento social, alguns municípios inclusive foram declarados estado de isolamento social rígido. “Todas as informações que o produtor precisa para realizar a declaração estão disponíveis no Portal do Produtor, no site da agência www.adagri.ce.gov.br”, destaca. “Na impossibilidade de acessar o Portal é possível procurar uma EAC ou uma agência da Ematerce para facilitar esse atendimento e evitar aglomerações”, completa a presidente.

Parceira da Campanha, a Ematerce estará com 243 funcionários trabalhando em regime de plantão online afim de garantir o sucesso dessa etapa. “Nossos agentes estarão nos escritórios para receber as notas fiscais e declarações dos criadores e também para orientá-los a acessar o Portal do Produtor e fazer sua declaração junto a Adagri. Com isso estaremos fazendo um trabalho importante para que cheguemos ao final desta campanha com as condições de uma boa vacinação para o nosso rebanho. Estamos bem próximo do final da obrigatoriedade de realizar a vacinação e alcançar o status de Ceará Livre da Aftosa sem Vacinação”, reforçou o presidente da Ematerce Antônio Amorim.

Ceará Livre de Aftosa sem Vacinação

O Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), Plano Estratégico 2017 – 2026, prevê que a última etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado do Ceará poderá ocorrer em maio de 2021, quando o estado deve se tornar livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).