ADAGRI e SESA atuam em investigação de mortalidade de aves com possível envolvimento de enfermidade em ser humano no município de Tauá-CE

29 de junho de 2020 - 11:59 # # # #

No dia 25 de junho de 2020, o Núcleo Regional Inhamuns da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI (CE), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará – SEDET, recebeu notificação do Setor de Pediatria Geral do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) por intermédio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (COVEP/SESA – CE), sobre enfermidade em criança com suspeita de causa por aves.

Uma criança de 03 anos de idade foi atendida no serviço municipal de saúde de Tauá e posterior transferência para o HIAS com suspeita inicial da Covid-19, o que foi descartada através de exame laboratorial, porém com agravamento do quadro geral e comprometimento neurológico. A médica responsável pelo caso relatou que a família criava em torno de 33 aves, sendo que 30 morreram cinco dias antes do adoecimento da criança.

No intuito de atender a notificação de suspeita de enfermidade envolvendo aves, o Supervisor Regional da ADAGRI, Yussef Feitosa, acompanhado do fiscal estadual agropecuário e médico veterinário do Núcleo Local da Adagri de Independência, Carlos Alberto Castro Oliveira e do servidor da Regional de Saúde de Tauá, José da Mota Sobreira, procederam deslocamento ao sítio Pendência I, distrito de Flores nesse município. Através de investigação epidemiológica, foi constatado que as aves morreram em período posterior ao adoecimento da criança. Além disso, foi relatado que as aves antes de morrerem apresentaram fraqueza, coriza e sialorreia (alta produção de saliva). Adicionalmente, houve relato do uso de “veneno granulado para ratos” na propriedade, além de possível uso de sementes de milho comerciais com fungicida na alimentação das aves.

Diante do exposto, a notificação quanto a suspeita de enfermidades envolvendo aves passíveis de medidas de defesa sanitária animal foi descartada, com possível causa relacionada a intoxicação das aves por produtos tóxicos. As informações coletadas foram repassadas para o setor de pediatria do HIAS, no intuito de colaborar com o tratamento da criança internada.

A Instrução Normativa Nº 50/2013 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA lista as doenças passíveis da aplicação de medidas de defesa sanitária animal. A notificação da suspeita ou ocorrência de doenças é obrigatória para qualquer cidadão. O serviço veterinário oficial deverá manter os meios necessários para captação e registro das notificações. Atualmente, o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (SISBRAVET) representa o conjunto de recursos organizados e integrados (estrutura, pessoal, normas, procedimentos, processos, tecnologias) direcionados ao planejamento e gerenciamento da prevenção, detecção e pronta reação às ocorrências zoossanitárias de interesse pecuário nacional. O sistema informatizado e-SISBRAVET é a ferramenta eletrônica específica para gestão dos dados obtidos na vigilância passiva em saúde animal, desenvolvida para o registro e acompanhamento das notificações de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Para ter acesso à página do SISBRAVET, basta acessar o site da Adagri na aba “Serviços”, através do link: https://www.adagri.ce.gov.br/imprensa/servicos-2/

ADAGRI Em Sua Defesa