ADAGRI e Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Ceará firmam parceria em ação de fiscalização

16 de julho de 2020 - 16:13 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – ADAGRI (Ce), órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará – SEDET realizou nessa quinta-feira, 16 de julho, uma reunião virtual para lançamento da parceria entre a ADAGRI e a Coordenadoria de Vigilância Sanitária – COVIS da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – SESA. A parceria estratégica com a Vigilância Sanitária permitirá que as citadas instituições realizem fiscalizações conjuntas no intuito de aprimorar ainda mais o serviço da qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, da indústria até a sua comercialização.

Para a Presidente da ADAGRI, Vilma Freire “essa é uma importante parceria que se materializa em ações voltadas para a segurança alimentar, principalmente com o foco voltado para o cuidado com as pessoas. Nosso desafio é fazer com que essa parceria possibilite que esses produtos sejam melhores fiscalizados, observando a certificação do SIE (Serviço de Inspeção Estadual), garantindo à população adquirir produtos de forma segura e saudável”, destacou.

Na parceria serão realizadas ações de inspeção e fiscalização em produtos de origem animal e vegetal produzidos e comercializados em todo estado. O termo de cooperação consolida essa parceria formalmente e estabelece as atribuições de ambos os órgãos, que inspecionarão e fiscalizarão os produtos, observando a qualidade, armazenamento, embalagem e validade dos mesmos, de forma que não coloque em risco a saúde da população.

“A participação do consumidor nessa ação de fiscalização é de extrema importância para que, ao adquirir os produtos como carne, leite, ovo, pescado, mel e seus derivados nos estabelecimentos comerciais, estejam atentos à procedência dos alimentos através dos selos de inspeção que devem estar estampados nos rótulos e, denunciando à ADAGRI e à Vigilância Sanitária diante de possíveis irregularidades através dos canais de comunicação. O consumo desses produtos sem a devida inspeção oficial pode acarretar sérios problemas de saúde”, explicou Amorim Sobreira, Diretor de Sanidade Animal da ADAGRI.

A ADAGRI intenciona também firmar parceria em breve com os órgãos de vigilância sanitária dos municípios para fortalecimento da ação, com maior engajamento dos órgãos locais garantindo  assim, maior segurança e participação popular.