ADAGRI realiza Inspeções Fitossanitárias para a Manutenção da Área Livre de Sigatoka Negra e Moko da Bananeira no Município de Itapipoca

18 de setembro de 2020 - 10:00 # # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI, órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará – SEDET, através do Fiscal Estadual Agropecuário Paulo Jorge Mattos Corrêa, realiza inspeções fitossanitárias para detecção de Sigatoka Negra e Moko da Bananeira, no município de Itapipoca.

A Sigatoka Negra é causada por um fungo conhecido como Mycosphaerella fijiensis Morelet e é considerada a principal doença da bananeira, podendo ocasionar perdas de até 100% da produção.

O Moko da Bananeira é causado por uma bactéria chamada Ralstonia solanacearum, raça 2 e sua disseminação ocorre de diferentes formas, principalmente através do uso de ferramentas infectadas nas várias operações durante os tratos culturais.

O Estado do Ceará é reconhecido como Área Livre de Sigatoka Negra e Moko da Bananeira e para manter esses status, a ADAGRI realiza inspeções fitossanitárias em bananais comerciais ou domésticos, localizados tanto na zona rural como urbana, bem como em viveiros produtores de mudas de banana e helicônias, conforme as Instruções Normativas nº 17, de 31 de Maio de 2005 e nº 17, de 27 de Maio de 2009, respectivamente.

A manutenção desses Status viabiliza a comercialização de banana para outras Unidades da Federação e no exterior, garantindo o desenvolvimento econômico da bananicultura do Estado do Ceará.