ADAGRI alerta sobre o recebimento de embalagens de sementes não encomendadas pelos Correios (Sementes clandestinas)

23 de setembro de 2020 - 08:00 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará- ADAGRI, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Estado do Ceará – SEDET, alerta à população cearense, principalmente aos produtores rurais quanto ao risco de receberem material vegetal em seus domicílios ou estabelecimentos comerciais adquiridos pela internet.

Recentemente, essa prática tem sido denunciada em outros Estados como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul onde pacotes de sementes não identificadas foram recebidos juntamente com outros produtos comprados pela internet. A preocupação é com a possibilidade dessas sementes estarem veiculando pragas e/ou doenças agrícolas de importância econômica. As sementes mencionadas acima, foram enviadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e estão sendo analisadas. Orienta-se que o destinatário ao receber esse tipo de material sem ter solicitado, principalmente de origem desconhecida, acione de imediato a ADAGRI por meio do telefone (85) 3101 2500, o MAPA (85) 3455 9201 ou até mesmo a secretaria municipal de agricultura. Orienta-se ainda, que não se deve abrir os pacotes ou mesmo descarta-los em hipótese alguma, muito menos plantá-las.

Segundo a engenheira agrônoma Conceição Sobrinha, Coordenadora do Programa Estadual de Fiscalização do Comércio de Sementes e Mudas da ADAGRI, “a importação de plantas ou sementes de origem desconhecida, acarretará em riscos fitossanitários ao país importador, propiciando a introdução de novas pragas e/ou doenças, comprometendo assim a produção agrícola de diversas culturas, provocando o aumento da demanda de uso de agrotóxico, a elevação dos custos de produção e consequentemente os preços dos alimentos para o consumidor.”

A Diretora de Sanidade Vegetal da ADAGRI, Neiliane Borges, esclarece aos produtores rurais e à população, que a entrada de sementes no Brasil só pode ter como fornecedores os países com os quais o MAPA já tenha analisado os riscos para a agricultura brasileira e estabelecido os devidos requisitos fitossanitários para importação. Estes materiais normalmente devem ser certificados pelas autoridades fitossanitárias do país exportador, como isentos de pragas ou que tenham recebido algum tratamento para excluir ou minimizar o risco de introdução no Brasil. “Como essas sementes não passaram por nenhum processo de inspeção, não tem como garantir que elas não estejam veiculando pragas e doenças de importância agrícola ainda não presentes no nosso País”, esclarece.

 

ADAGRI EM SUA DEFESA!