Adagri recebe auditores do APHIS/USDA para reconhecimento de Palhano como área livre de moscas das frutas – ”Anastrepha grandis”

30 de setembro de 2020 - 11:22 # # # #

Nos últimos dias 28 a 29 a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet) recebeu a auditoria do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (APHIS/USDA), para reconhecimento do município de Palhano, no Vale do Jaguaribe, como área livre de moscas das frutas Anastrepha grandis. Com a certificação o município poderá exportar frutas cucurbitáceas para Estados Unidos.

“A manutenção da Área Livre é uma das vitrines do Programas Fitossanitários no Estado do Ceará. Essa auditoria vai contribuir para o reconhecimento do município de Palhano como potencial porta de saída para ampliação das exportações de melão e melancia para Estados Unidos”, explica a diretora de prevenção da Adagri, Neiliane Borges. Durante a visita ela apresentou aos membros da comitiva a Área Livre de Praga de Moscas das Frutas (ALP). Eles também realizaram visita ao campo de Palhano, onde verificaram o processo de monitoramento executado pela Agência em parceria com a Universidade Vale do Jaguaribe (Univale).

A comitiva também visitou outros municípios da Região envolvidos no Programas Fitossanitários no Estado do Ceará. Em Quixeré eles conheceram a propriedade da Terra Santa, para verificar o processo de certificação na área de produção e parking house. Já em Limoeiro do Norte visitaram o Laboratório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), onde verificaram o processo de triagem e identificação das moscas das frutas coletadas nas áreas de produção.

No Litoral Leste do Estado, eles visitaram o município de Aracati, onde realizaram auditoria na Barreira Fitossanitária da Adagri. A última visita foi à empresa agrícola em Icapuí, para auditar o processo de certificação e packing house fiscalizados pela Agência.

Além dos auditores do APHIS estavam na comitiva técnicos da Adagri, representantes da Embaixada Americana, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e técnicos da Univale e IFCE.

 

ADAGRI em Sua Defesa.