Adagri realizou sete blitzes de fiscalização do trânsito de animais e vegetais
9 de outubro de 2020 - 09:21 #Blitz #CIGTA #Fiscalização
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedet), realizou pela segunda semana a fiscalização do trânsito de animais e vegetais, através de sete blitzes simultâneas em seis regionais da Agência. O objetivo é dá continuidade às atividades coordenadas de fiscalização.
Durante as blitz, foram abordados 64 veículos e registradas oito ocorrências de transporte agropecuário irregular. Dessas ocorrências, destacam-se duas apreensões de aproximadamente 400 kg de carne bovina, transportados em veículos em condições inadequadas de temperatura, com potencial risco à saúde pública.
De acordo com a Comissão Interna de Gestão de Trânsito Agropecuário da Adagri (CIGTA), o intuito dessas ações é de monitorar de forma permanente o trânsito agropecuário nas principais vias consideradas de maior risco sanitário. Essas ações contam sempre com a parceria da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Federal (PRF), além dos batalhões da Polícia Militar dos municípios.
A CIGTA visa coordenar às ações integradas de fiscalização do trânsito de animais e vegetais, seus produtos e subprodutos, através de ações de mitigação da entrada, estabelecimento e/ou difusão de enfermidades/pragas de importância sanitária e econômica para o Estado do Ceará. Além disso, essas ações asseguram a qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.