Fiscalização autua abatedouro clandestino de Aves em Fortaleza

9 de outubro de 2020 - 13:49 # #

Em atendimento a notificação – nº0669/2020/136ª – do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realizou nesta quinta-feira (08) uma ação conjunta com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e o Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA). Os órgãos fiscalizaram um abatedouro clandestino de Aves (frangos de corte), no bairro Bela Vista, em Fortaleza. O estabelecimento foi autuado e 120 kg de carcaça de frango inteiro abatido.

O estabelecimento não possuía alvará de funcionamento além de não atender a legislação vigente quanto as condições higiênico-sanitárias das instalações e equipamentos. Com isso não podia garantir a qualidade do produto final, apresentando risco a saúde e a segurança alimentar do consumidor. O abate das aves ocorria de forma irregular e sem inspeção sanitária ante e post mortem.

Segundo os fiscais da Adagri, não foram encontrados durante a fiscalização registros de controle do processo de abate, logística para recolhimento, rastreabilidade e autocontrole que garantissem os requisitos higiênico-sanitários e tecnológicos estabelecidos em legislação de forma a assegurar a inocuidade, a qualidade e a integridade do produto final.

Produtos de Origem Animal (POA) sem procedência apresentam elevado risco a saúde do consumidor e pode causar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), consideradas um grande problema de saúde pública. Ao consumir POAs, procure o selo de inspeção SIM, SIE, SIF ou SISBI. A Adagri trabalha para proteger a saúde dos animais e vegetais e propiciar a qualidade sanitária dos produtos industriais derivados, promovendo a sustentabilidade desses setores e a segurança alimentar humana.