Adagri continua com as fiscalizações de criatórios de risco no Parque Estadual do Cocó

21 de outubro de 2020 - 08:12 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), em ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), continua com as operações de fiscalização de criações irregulares de suínos dentro da área do Parque Estadual do Cocó. Segundo a gerente de inspeção e fiscalização animal da Adagri, Glaycione Rodrigues, foram revisitadas três pocilgas que tiveram notificações lavradas anteriormente e prazos definidos para finalizar suas ações de criação. Novas denúncias também foram inspecionadas nessa mesma área geográfica.

Também presente na ação, o gerente da Adagri Antônio Albuquerque Filho, ressalta que criatórios de risco podem disseminar doenças de notificação compulsória, como a Peste Suína Clássica. “Nessa situação os criadores utilizavam restos de alimentos sem origem comprovada, além de água de consumo dos animais sem tratamento, bem como destinação dos resíduos lançados diretamente às margens do rio”, explica.

No último mês de setembro fiscais estaduais da Agência já haviam realizado uma fiscalização no local, onde foram localizados cinco criações de suínos, totalizando aproximadamente 350 animais. Os produtores foram notificados quanto à criação dos suínos em condições higiênico-sanitárias inadequadas, com prazo de 60 dias para correção do sistema de criação, sob pena de abate sanitário de todos os animais.

A ação foi realizada em cumprimento ao inciso X, artigo 5º da Lei Nº 14.446, de 01/09/2009, regulamentada pelo inciso I do artigo XV do Decreto Nº 30.579, de 21/06/2011, que estabelece a criação e manutenção dos animais em contenção e em condições adequadas de nutrição, saúde, manejo, profilaxia de doenças e proteção ao meio ambiente.