Adagri fiscaliza Vazio Sanitário do Algodão na Região do Vale do Jaguaribe

26 de outubro de 2020 - 09:12 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realizou no período de 19 a 23 de outubro, a fiscalização do Vazio Sanitário do Algodão nos campos de produção nos municípios de Ibicuitinga, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe.

Duas equipes da Agência, composta por cinco Fiscais Engenheiros Agrônomos e um Agente de Defesa Agropecuária, oriundos dos Núcleos Locais da Adagri de Jaguaribe, Aracati, Limoeiro do Norte e Morada Nova realizaram a ação.
Foram fiscalizadas 35 produtoras de algodão, sendo que doze delas plantaram no ano passado e não apresentavam plantas vivas estabelecidas este ano. “Das propriedades que plantaram este ano seis estavam regulares e dezessete ainda apresentavam plantas vivas (soqueiras e/ou tigueiras)”, explica a diretora de sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Borges. A ação visa cumprir as exigências da Portaria n°22, de 27 de Fevereiro de 2020.

A Presidente da Adagri, Vilma Freire, lembra que as ações conjuntas de fiscalização em todas as regiões produtoras continuarão durante o período do Vazio, que segue até 31 de dezembro de 2020, com objetivo de garantir que o produtor cumpra com as medidas. “Outro fator importante, é que o objetivo da Defesa Sanitária Vegetal da Adagri sempre será o estímulo do cumprimento das regras técnicas fitossanitárias, e não as medidas punitivas, viabilizando assim a comercialização de produtos algodoeiros para outras Unidades da Federação e no exterior, revitalizando e desenvolvendo a cotonicultura do estado do Ceará”, destaca a Presidente.

Após o período do Vazio Sanitário, os agricultores devem cadastrar suas unidades de produção em até 30 dias após o plantio nos Núcleos Locais da Adagri para evitar multas.