Implantação do Selo Arte no Ceará é discutida durante Seminário do Agropacto

10 de novembro de 2020 - 15:55 # # # # #

Nesta terça-feira (10) a presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, Vilma Freire, participou do 863º Seminário do Agropacto, realizado quinzenalmente pelo Sistema Faec/Senar. A gestora da Agência fez uma palestra sobre a implantação do Selo Arte no Ceará. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio de Sabóya, e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/CE), Sérgio Oliveira, também estavam presentes no Seminário.

O Selo Arte vai permitir certificar os produtos artesanais de derivados lácteos, fabricados com matérias primas oriundas de estabelecimentos que seguem as boas praticas agropecuárias e de fabricação. Cada Selo terá um número de rastreabilidade que permitirá ao consumidor identificar a origem, data e local de fabricação. No Ceará essa concessão é feita pela Adagri, em parceria com o Sistema Faec/Senar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Ceará (Senai-CE).

“O Selo Arte foi um verdadeiro desafio para a Adagri e para os envolvidos na sua implantação, porém hoje ele é uma realidade para os produtores que buscavam comercializar seus produtos artesanais e para os consumidores que irão adquirir um produto diferenciado, levando uma marca com todas as suas especificidades e a garantia de qualidade e segurança alimentar”, destaca Vilma Freire. A presidente também reforçou a parceria formada que permitirá agilidade no processo de certificação de um produto com o Selo. “A parceria entre Adagri, Sistema Faec/Senar e Senai-CE permitiu uma resposta rápida e precisa a todos os interessados”, disse.

O diretor de inspeção e fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira, reforça que nessa primeira etapa apenas produtos artesanais de derivados lácteos estão aptos a serem certificados com o Selo. “Porém o Ministério da Agricultura está estudando outros produtos de origem animal. Nos próximos meses nós devemos ter a regulamentação para produtos cárneos”, exemplifica Amorim Sobreira.

Para o presidente da Faec, Flávio de Sabóya, o Selo Arte é uma certificação que contribuirá muito na valorização dos produtos regionais do estado e “a ideia é que no Ceará o Selo Arte seja referência não só regional mas para todo Brasil”, destacou. Na ocasião o presidente do Senar/CE, Sérgio Oliveira, também comemorou a parceria com a Adagri , que segundo ele “é única entre todos as instituições do Senar do Brasil”, ressaltou.

Durante a palestra foi apresentado o passo a passo do sistema criado pela Adagri para a solicitação do Selo Arte. Para conseguir a concessão a propriedade rural deve comprovar o emprego das boas práticas agropecuárias na produção da matéria prima (o leite), e a agroindústria deve obrigatoriamente estar registrada em um Serviço de Inspeção Oficial (S.IF., S.I.E. OU S.I.M.). O processo de solicitação é “on line” e disponível no site da Adagri, na aba “Serviços” (www.adagri.ce.gov.br). Para maiores informações os solicitantes devem entrar em contato com a agência através do e-mail do SIE: sie@adagri.ce.gov.br ou no número (85) 3433-4893.

O evento aconteceu de forma híbrida, no auditório do Sistema e foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação Facebook e Youtube. Também estavam presentes o analista do Sebrae/CE, Paulo Jorge, o presidente do Sindialimentos, André Siqueira; os presidentes das Câmaras Temáticas do Leite e Derivados, Manoel Belarmino, do Agronegócio, Amilcar.

Adagri em Sua Defesa!