Adagri fiscaliza mais um abatedouro clandestino em Fortaleza

20 de novembro de 2020 - 09:28 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realizou na última semana, em Fortaleza, mais uma ação conjunta em abatedouro clandestino de aves. Também participaram da operação os fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), do Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA) e da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

O estabelecimento fiscalizado fica no bairro Antônio Bezerra e não possuía alvará de funcionamento nem registro nos órgãos de fiscalização. No local era realizado o abate de aves de forma irregular, sem inspeção sanitária e em condições insalubres. Isso acarreta risco à segurança alimentar da população devido as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).

Durante a ação, 274 aves vivas encontradas no local foram apreendidas pela Adagri e destinadas para abate sanitário em estabelecimento com inspeção oficial do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E). Após passarem por uma inspeção sanitária, as carcaças foram descartadas por apresentarem contaminação por colibacilose.

Segundo a gerente de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Glaycione Rodrigues, todo Produto de Origem Animal (POA) deve possuir um certificado de inspeção oficial, seja ele do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E), Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.) ou Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). “Ele é a garantia de que a empresa fabricante está regularizada perante os órgãos fiscalizadores e tem o compromisso de entregar um produto com qualidade para seus clientes”, finaliza a gerente.