Adagri orienta produtores de algodão sobre o Vazio Sanitário no Sertão dos Inhamuns

23 de novembro de 2020 - 15:27 # # #

Entre os dias 16 e 20 de novembro os fiscais e agentes da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), visitaram propriedades produtoras de algodão nos municípios de Tauá e Parambu, no Sertão dos Inhamuns. Ao todo foram 51 propriedades visitadas, em ambos os municípios, onde os profissionais da Agência realizaram ações de fiscalização e educação sanitária sobre o cumprimento do Vazio Sanitário.

Segundo o gerente da Adagri, Gleyber Cartaxo, “o Vazio Sanitário é uma medida que proíbe a existência de plantas vivas de algodão em campo, quer sejam cultivadas ou de germinação espontânea. Essa medida é adotada para reduzir a população do bicudo-do-algodoeiro, principal praga de importância econômica para a lavoura”, explica. O Vazio acontece anualmente de 1º de outubro até o 31 de dezembro.

Nos dois municípios, os ficais também orientaram os produtores quanto a eliminação de plantas tigueras e dos restos culturais ao final da colheita. Além da necessidade de cadastramento de suas unidades de produção em até 30 dias após o plantio, nos núcleos locais da Agência, para evitar multas.