Adagri participa de Simulado Febre Aftosa 2020 promovido pela Cidasc

24 de novembro de 2020 - 16:32 # # # #

Entre os dias 23 a 27 de novembro aconteceu o curso Simulado Febre Aftosa 2020, promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), com participação do coordenador de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira. Realizado de forma virtual o evento contou com palestras e simulação de atendimento a focos de doenças vesiculares, como é o caso da Febre Aftosa. O diretor participou do grupo que simulou um estudo de caso. A simulação contou também com a participação de veterinários oficiais do Paraná e Santa Catarina.

“Foi um evento recheado de informações importantes relacionadas à conscientização da população para a importância das agências de defesa no controle e erradicação de doenças infectocontagiosas. Bem como para entender a dinâmica das ações em emergência, como descrito no Sistema de Comando de Operações, tão bem explicado pelo Ten. Cel. Aldrin de Sousa, da Defesa Civil de Santa Catarina”, relata Amorim Sobreira.

Além da simulação da ocorrência, durante a semana do curso foram discutidos temas focados nas atividades de campo, implantação de um centro de operações estratégicos e um plano de contingência para doenças vesiculares. “Esses eventos têm como objetivo principal treinar os fiscais veterinários para enfrentar possíveis focos de doenças. Elas podem acarretar inúmeros prejuízos econômicos e sociais se não forem bem conduzidos pelas agências e identificar os pontos críticos das ações que são o marco entre o sucesso e o fracasso”, destaca o Diretor.

Segunda a Presidente da Cidasc, Luciane Surdi, esse momento foi muito importante para a manutenção dos trabalhos de campo. A presidente informou que “após o período da pandemia, acontecerá a parte presencial do treinamento que será realizada em Santa Catarina”.

O evento contou com a presença de veterinários oficiais de todas as agências do país e contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).