Adagri 100% Digital: Kit Fiscal é testado durante blitze

30 de novembro de 2020 - 13:27 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), está implantando o Projeto de Informatização das Ações de Fiscalização e Coleta de Dados, o Adagri 100% Digital. Um dos módulos do Projeto é o de registro do trânsito agropecuário em formato digital, por meio de aplicativo. Nos últimos dias 25 e 26 testes com o App foram realizados por fiscais da Agência, durante blitze no Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Maracanaú (PRE) e no Posto de Vigilância Zoofitossanitária (PVZ) de Chorozinho, respectivamente.

“Foi realizado o primeiro teste do aplicativo de fiscalização conjuntamente com os kits fiscais. Na ocasião foi testado o módulo de trânsito, movimento e ocorrência de trânsito e foi dado ênfase no comportamento off-line para vê como o aplicativo e os equipamentos se comportavam. Também foi verificado a recepção desses dados posteriormente nos escritórios da Adagri. Tanto os equipamentos como a recepção funcionaram como o esperado. Em breve vamos iniciar a segunda etapa de testes com a implementação de documentos oficiais”, explica o gerente de Tecnologia da Informação da Agência, Melgaço Morais.

Através do App o fiscal visualizará a agenda de operações, acompanhamento de ações, base de produtores com suas respectivas informações, além de emitir documentos ficais e acessar a legislação. O App será instalado no Kit Fiscal, composto por tablet e impressora portátil com conexão bluetooth. Os dados coletados serão transmitidos automaticamente sempre que o equipamento reconhecer uma rede com conexão disponível.

“Estamos trabalhando para promover a transformação digital na Adagri. Trata-se da melhoria de processos, mais agilidade e eficiência na prestação dos serviços ofertados lá na ponta”, destaca a presidente da Adagri, Vilma Freire.

Os primeiros cinco Kits Fiscais para desenvolvimento e testes, foram concedidos através de convênio com a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). Com isso todo o processo de fiscalização e inspeção da Adagri será informatizado.