Produtores de algodão devem cadastrar suas unidades para o plantio de 2021

12 de janeiro de 2021 - 15:18 # # #

Após o período do Vazio Sanitário do Algodão de 2020, os produtores no Ceará que forem iniciar o plantio em 2021 devem cadastrar suas unidades de produção em até 30 dias após a plantação. O cadastramento pode ser realizado através do site da Adagri, na aba Serviços , ou ainda baixando o aplicativo Produtor Adagri em seu smartphone. “Esse serviço on-line tem como objetivo agilizar o processo de cadastramento e regularização do produtor na Agência sem necessidade de deslocamento até um núcleo local”, reforça a diretora de prevenção da Adagri, Neiliane Borges.

A Adagri aproveita a ocasião e apresenta o balanço das fiscalizações do Vazio Sanitário, que aconteceu entre os dias 01 de outubro a 31 de dezembro de 2020, conforme a medidas fitossanitárias estabelecidas na Portaria n°022 de 27 de Fevereiro de 2020. Durante esse período foram fiscalizadas 265 propriedades produtoras de algodão, sendo que 64% estavam em conformidade e 36% não estavam em conformidade com a Portaria. As fiscalizações foram realizadas pela Diretoria de Prevenção da Adagri (Dipre), nos campos de produção nas regiões do Cariri, Centro Sul, Inhamuns, Sertão Central e Vale do Jaguaribe.

O gerente de Inspeção e Fiscalização Vegetal da Adagri, Gleyber Cartaxo, afirma que o procedimento foi adotado para reduzir a população do bicudo-do-algodoeiro, principal praga de importância econômica para a lavoura. “A adoção dessa medida só traz vantagens competitivas e viabiliza  comercialização de produtos algodoeiros para outros estados e no exterior, revitalizando e desenvolvendo a cotonicultura do Ceará”, conclui Gleyber Cartaxo.

 

Adagri Em Sua Defesa!