Adagri realiza Curso de Sanidade Apícola entre os dias 18 a 21 de janeiro

14 de janeiro de 2021 - 11:46 #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) realiza o Curso de Sanidade Apícola do Programa Estadual de Sanidade Apícola (PESAq). O curso, realizado através da Gerência de Educação Sanitária da Adagri (Geres), entre os dias 18 a 21 de janeiro e tem como público os Servidores, Fiscais Estaduais Agropecuários e Agentes de Defesa Agropecuária.

“O objetivo é capacitar esses profissionais para conhecer e entender o ciclo de vida das abelhas e o estado de saúde em cada fase, as doenças de abelhas e causas de perda de colônias e baixa produtividade apícola, saber identificar sintomas e sinais suspeitos de doenças de notificação obrigatória, conhecer as principais doenças de abelhas de interesse mundial e no Brasil, aprender a coletar e enviar material para diagnóstico laboratorial e ter noções de boas práticas na apicultura e biossegurança”, explica o gerente de Educação Sanitária da Adagri, David Caldas.

O curso se desenvolve em dois módulos totalizando 40 horas, dividido em aulas teóricas e práticas, que serão ministrados pelos professores e especialistas Raimundo Maciel Sousa (IFCE), João Paulo de Holanda Neto (IFPE), Kátia Peres Gramacho (UFERSA). As aulas teóricas serão realizadas por videoconferência e as aulas práticas na Universidade Federal do Ceará (UFC). No Módulo I serão abordados conteúdos como Biologia das Abelhas e Manejo Produtivo, Tipos de Produtos da Abelha, Principais Doenças das Abelhas.

“A Adagri está atendendo uma demanda antiga por parte desse setor do nosso Estado. A partir do curso nossos apicultores estarão mais seguros quanto a introdução e disseminação de doenças nos apiários, melhorando a produtividade desse setor tão importante para o agronegócio cearense”, conclui David Caldas.