Adagri apreende queijos encontrados em depósito clandestino

26 de janeiro de 2021 - 09:50 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), está trabalhando desde a última sexta-feira (22) na retirada das 50 toneladas de queijo muçarela encontradas em um depósito clandestino em Fortaleza. O depósito foi descoberto, na última quinta-feira (21), após investigação da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz).

Segundo o diretor de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira, cerca de 8,2 toneladas já foram retiradas do local. “Nossos fiscais constataram diversas irregularidades sanitárias, como produtos indevidamente armazenados no chão e com água empossada, entre outras. Apreendemos o produto e levamos para um local apropriado”, explicou o diretor.

De acordo com os auditores da Sefaz-CE, as mercadorias não tinham notas fiscais e são oriundas dos estados do Piauí, Tocantins e Pará. Ainda segundo informações do órgão, a ação faz parte de um amplo trabalho de inteligência dirigido ao segmento de queijo muçarela, visto que há registros de forte sonegação fiscal no setor.

O presidente da Adagri, Vilma Freire, reforça que o trabalho conjunto dos órgãos de fiscalização é fundamental no combate a esse tipo de crime, “já que o mesmo se configura não só como uma fraude fiscal, mas atinge também a segurança alimentar da população, configurando-se também como crime contra a saúde pública”, conclui a presidente.

Adagri em Sua Defesa!