Adagri realiza capacitação para emissão da Guia de Trânsito Interno de Vegetais (GTIV)

9 de fevereiro de 2021 - 10:29 # # #

Entre os dias 01 a 08 de fevereiro deste ano, a Diretoria de Prevenção da Adagri (Dipre), realizou a capacitação para 143 servidores e colaboradores sobre a emissão da Guia de Trânsito Interno de Vegetais (GTIV). A partir da segunda quinzena de abril será obrigatório a Guia para o transporte da cultura da banana. A obrigatoriedade atende a portaria n°002/2021 da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

O objetivo é melhorar a rastreabilidade do produto, a partir da identificação da origem, destino e meio de transporte utilizado na comercialização. “Outro fator importante da cobrança da GTIV é que os produtores da banana serão cadastrados e com isso a Agência realizará um planejamento estratégico para realizar as inspeções fitossanitárias para as doenças que acomete a banana, principalmente a pragas de Sigatoka Negra e Moko da Bananeira, sendo o Ceará área livres dessas doenças”, destaca a diretora de prevenção da Adagri, Neiliane Borges.

O treinamento foi realizado pelos fiscais estaduais agropecuários e coordenadores de Trânsito Vegetal da Adagri, Dimas Oliveira e Fábio Costa. Ao todo foram realizados oito treinamentos em sete Regionais do Estado: Norte, Ibiapaba, Inhamuns, Cariri, Centro Sul, Vale do Jaguaribe e Sertão Central.

Adagri em Sua Defesa!