Adagri descarta suspeita de doença vesicular em bovinos em Frecheirinha

4 de março de 2021 - 11:40 # #

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), atenderam à notificação de suspeita de Doença Vesicular em bovinos no município de Frecheirinha. A referida notificação foi realizada pelo proprietário dos animais através de contato telefônico. Os animais suspeitos foram inspecionados clinicamente pelos fiscais veterinários dos Núcleos Locais de Coreaú e Tianguá, que descartaram a suspeita de doença vesicular.

De acordo com o Plano de Vigilância para a Febre Aftosa, a notificação de suspeita de doença vesicular consiste em um dos componentes de vigilância do referido Plano, sendo as notificações de caráter compulsório, devendo ser informada imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial em prazo máximo de 24 horas, com posterior investigação em até 12 horas. A notificação pode ser efetuada por produtores rurais ou outras pessoas da comunidade não relacionadas à propriedade, mediante canais de comunicação disponíveis ao público. O portal de notificação do e-SISBRAVET possibilita a qualquer cidadão realizar a notificação online.

A vigilância veterinária em propriedades com criações de bovinos e outras espécies susceptíveis é um ponto estratégico e fundamental do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), principalmente em propriedades consideradas de maior risco sanitário.

O Estado do Ceará atualmente detém o status sanitário internacional de livre de Febre Aftosa com vacinação, e vem trabalhando com o intuito de avançar o status de zona livre de Febre Aftosa sem vacinação, com a possibilidade da abertura de novos mercados.

A Adagri reforça que qualquer suspeita de doenças em animais devem ser informadas através dos contatos: 0800 280 0410 (telefone) ou 85 98878.8798 (whatsapp).

Adagri em Sua Defesa!