Adagri participa da oficina do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal

11 de maio de 2021 - 10:27 # # #

A partir desta terça-feira (11) até quinta-feira (13), o gerente de Gestão de Risco do Meio Ambiente da Adagri, Jarier Oliveira, participa da oficina do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). A oficina acontece de forma virtual e conta também com a participação do auditor fiscal Federal Agropecuário da Superintendência Federal da Agricultura no Ceará, Ricardo Siqueira. Segundo Jarier Oliveira, “o objetivo da é gerar informações técnicos-científicas para o desenvolvimento dos planos de ação relacionados ao PNCEBT pelos Serviços Veterinários Estaduais”, explica.

Na programação estão as palestras “Novidades Sobre Velhas Vacinas – Atualização Sobre B19 e RB51”, por Andrey Pereira Lage (UFMG); “Experiência de Santa Catarina na Vigilância da Brucelose”, por Karina Diniz Baumgartem (CIDASC); “Atributos do Sistema de Vigilância”, por palestrante: José Soares Ferreira Neto (FMVZ/USP); “Diagnóstico em Tuberculose Bovina”, por Paulo Martins Soares Filho(LFDA/MG); Experiência do Mato Grosso no Controle e Erradicação da Tuberculose”, por Janice Elena Ioris Barddal (Gestora Nacional PNCEBT/MAPA); Metodologia Design Thinking – Oficina do PNCEBT”, por Diego Leonardo Rodrigues (PNCEBT/MAPA) e “Equipes Dinâmicas em Projetos com Começo, Meio e Fim”, por Rafael Cardoso (UFMG).

Mais sobre o PNCEBT

A brucelose, causada pela Brucella abortus, e a tuberculose, causada pelo Mycobacterium bovis, vem sendo registradas em todo território nacional, conforme verificado em estudos de caracterização epidemiológicas padronizadas realizados em diversos estados do país. A estratégia de atuação do PNCEBT é baseada na classificação das unidades federativas quanto ao grau de risco para essas doenças e na definição e aplicação de procedimentos de defesa sanitária animal, de acordo com a classificação de risco.

Adagri Em Sua Defesa!