Adagri consegue junto ao MAPA a ampliação da Área Livre de Mosca das Frutas no Ceará

18 de maio de 2021 - 11:29 # # # # # #

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicou nesta segunda-feira (17) a Portaria Nº 305, de 12 de maio de 2021, que expande a Área Livre da praga Anastrepha grandis no Ceará, conhecida como mosca-das-cucurbitáceas sul-americana ou mosca das frutas. Os municípios de Fortim, Tabuleiro do Norte e o distrito de Aruaru, em Morada Nova, se somam aos municípios de Aracati, Jaguaruana, Icapuí, Itaiçaba, Limoeiro do Norte, Palhano, Quixeré e Russas, já reconhecidos pelo MAPA como Áreas Livres de Pragas (ALP). “Com a inclusão desses municípios ampliaremos as áreas de produção de curcubitáceas – melão, melancia e abóbora. A medida garante a expansão dos mercados, ganho da competitividade e o fortalecimento da economia do nosso estado”, destaca a presidente da Adagri, Vilma Freire.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), é a responsável no Estado por realizar o monitoramento da mosca das frutas, o cadastro das Unidades de Produções, a fiscalização do processo de Certificação Fitossanitária de Origem e o controle do trânsito de cucurbitáceas, a fim de garantir a manutenção do Status. Todo esse processo é realizado pelos Fiscais e Agentes Estaduais Agropecuários, em parceria com os auditores da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado do Ceará (SFA-CE/MAPA), que audita a Agência regularmente.

Para o secretário executivo do Agronegócio da Sedet, Silvio Carlos Ribeiro, o status é um “requisito imprescindível da exportação de melão para diversos paises, a ALP é um patrimônio para o Ceará e, com essa expansão deve atrair novos investimentos”, comemora. A Portaria entra em vigor em 1º de junho de 2021 e segundo a diretora de Prevenção da Adagri, Neiliane Borges, a Portaria também revalida o reconhecimento da área livre da praga Anastrepha grandis no Ceará. A Área Livre é reconhecida internacionalmente e é única na América Latina. “Sua ampliação atende a demanda de produtores de curcubitáceas que visam expandir suas áreas de produção nesses novos municípios”, ressalta.

Conforme o documento, o reconhecimento do Status será mantido por tempo indeterminado, desde que sejam observadas as exigências para sua manutenção.

#AdagriEmSuaDefesa