Adagri realiza capacitação com os sindicatos ligados a Fetraece

28 de maio de 2021 - 10:27 # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), iniciou na segunda-feira (24) uma série de capacitações com as regionais da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). A primeira regional contemplada foi do Cariri. Participaram da abertura o diretor de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira, o supervisor Regional da Agência no Cariri, José de Oliveira (Peti), o presidente da Fetraece, Raimundo Martins, e o secretário de políticas agrícolas da Fetraece, José Francisco.

A capacitação é resultado do convênio firmado entre a Adagri e a Fetraece. “Os presidentes dos sindicatos serão treinados para que ações da Agência, como a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), emissão da Ficha Sanitária ou a declaração da Febre Aftosa, por exemplo, sejam realizadas nos sindicatos filiados as Fetraece. Com isso os agricultores familiares terão um acesso mais fácil a alguns dos serviços da Adagri”, explica o diretor Amorim Sobreira.

O gerente de educação sanitária da Adagri, Davi Caldas, é o responsável pelo treinamento, que acontece no meio virtual. “Essa parceria com a Fetraece é fundamental, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais já nos apoiam principalmente na divulgação das campanhas de vacinação contra Febre Aftosa, nossa expectativa é de melhoria nos aspectos sanitários dos nossos rebanhos”, destacou Davi Caldas.

As capacitações acontecerão também nas outras seis regionais da Fetraece, ao longo da primeira semana de junho. São elas: Região Norte; Região Vale do Curu e Baixo Acaraú; Região Centro Sul e Vale do Salgado; Região Sertão dos Inhamuns /Crateús; Região Vale do Jaguaribe e Região Grande Fortaleza.